Parceria entre Prefeitura e Estado ajudará a prevenir desastres causados por eventos climáticos extremos
|  | 
| Pluviômetro automático instalado na base do SAMU em
Piranhas vai permitir o monitoramento em tempo real das chuvas no município (Foto:
Divulgação/Semad) | 
O município de Piranhas agora faz parte da rede de
monitoramento de chuvas intensas do Estado de Goiás, projeto executado pela
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), através
do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado (Cimehgo). A
cidade passou a contar com um pluviômetro automático, instalado na base do Serviço
de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nesta quinta-feira (30/10), após a
formalização de uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal
de Meio Ambiente (Semma) e da Defesa Civil Municipal.
O projeto, que também conta com o apoio da Associação Goiana de Municípios (AGM), tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento e alerta para eventos climáticos extremos em todo o Estado. Com a nova instalação, Piranhas passa a integrar a lista de municípios goianos que possuem, pelo menos, um equipamento automático para medição das chuvas.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Danielle Reis, o novo equipamento representa um importante avanço para a cidade. “A instalação do pluviômetro representa um avanço significativo para o município de Piranhas, fortalecendo as ações de prevenção e resposta da Defesa Civil, além de contribuir para o planejamento ambiental e a segurança da população”, destacou.

Pluviômetro automático foi instalado na base do Samu de Piranhas nesta quinta-feira, 30 de outubro (Foto: Divulgação/Semma) 
A ampliação da rede de monitoramento é parte de uma estratégia estadual voltada à prevenção de desastres naturais e à gestão eficiente das informações meteorológicas. Em entrevista recente, o gerente do Cimehgo, André Amorim, explicou que Goiás tem se destacado nacionalmente pela capacidade de acompanhamento em tempo real das condições climáticas.
“Ter uma rede que fornece dados rápidos, e de todos os municípios, é importante para que o poder público consiga tomar as decisões mais adequadas”, afirmou Amorim.
Com o equipamento instalado em Piranhas, os dados sobre volume de chuvas serão enviados automaticamente para o sistema estadual, atualizando as informações a cada 10 minutos. Essa rapidez, segundo a Semad, permite o acompanhamento mais preciso das condições meteorológicas e facilita a adoção de medidas de prevenção em casos de risco de inundações, enxurradas ou deslizamentos.
 
 
 
 
 
 
 
0 Comentários