Durante assembleia do Conass, Rasível Santos destacou medidas preventivas adotadas pelo Estado, como fiscalização rigorosa e compra antecipada de antídotos
![]() |
Secretário Rasível Santos apresenta ações adotadas em
Goiás contra metanol (Foto: Divulgação/SES-GO) |
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos,
participou, nesta quarta-feira (29/10), em Brasília (DF), da 10ª Assembleia
Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No encontro, o
gestor apresentou as ações implementadas em Goiás para prevenir casos de
intoxicação por metanol em bebidas adulteradas, destacando o trabalho conjunto
entre os órgãos estaduais de saúde e segurança pública.
Entre as medidas adotadas, o secretário ressaltou que o Estado intensificou as fiscalizações em bares e distribuidores de bebidas, com foco na identificação e apreensão de produtos irregulares. Além disso, Goiás realizou a compra preventiva de antídotos contra o metanol, mesmo sem a ocorrência de registros de intoxicação até o momento.
“A Secretaria de Estado da Saúde, junto com a Segurança Pública, adotou medidas rigorosas de fiscalização e controle, além de adquirir antídotos preventivamente. A prevenção é a melhor forma de proteger a população e garantir uma resposta rápida em situações de risco”, afirmou Rasível Santos.
Durante a assembleia, também foram discutidas estratégias de alcance nacional para prevenção e enfrentamento de intoxicações por substâncias químicas. Os secretários debateram a integração dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), com a criação de protocolos padronizados de atendimento, a definição dos antídotos essenciais e o fortalecimento das ações de capacitação para profissionais de saúde em todo o país.

0 Comentários