Governo de Goiás lança programa de melhoramento genético bovino para agricultores familiares

Iniciativa vai beneficiar 450 produtores de leite com assistência técnica, inseminação artificial e capacitação em gestão e nutrição

(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), com apoio da Emater Goiás, lançou oficialmente o Programa de Melhoramento Genético Bovino para Agricultura Familiar. A iniciativa, publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (1º/07), integra o Goiás Social e tem como objetivo capacitar e promover o desenvolvimento dos agricultores familiares produtores de leite.

Ao todo, 450 produtores serão contemplados com acesso a tecnologias e assistência técnica para a implementação da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), método reconhecido por melhorar os índices de reprodução, aumentar a taxa de concepção e elevar a produtividade dos rebanhos. Além da biotecnologia, os agricultores familiares também receberão capacitação em gestão, sanidade e nutrição animal.

O projeto terá como foco os produtores de leite localizados em diversas regiões do estado, com prioridade para os 15 municípios que integram as principais bacias leiteiras goianas: Orizona, Jataí, Piracanjuba, Bela Vista de Goiás, Rio Verde, Itapuranga, Silvânia, Vianópolis, Morrinhos, Pontalina, Luziânia, Itaberaí, Pirenópolis, Caçu e Goiás.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, o novo programa reafirma o compromisso do Governo de Goiás com o fortalecimento da agricultura familiar.

“O programa integra uma série de políticas públicas voltadas aos produtores de leite, como o PAA Leite, o Boletim do Setor Lácteo, o FCO Rural para bovinocultura leiteira e o Crédito Social. Essa nova iniciativa permitirá a capacitação dos produtores, o aumento da produtividade do rebanho leiteiro e muitos outros benefícios. Todas essas ações vão fortalecer a inclusão produtiva de Goiás”, pontuou.

A Emater Goiás atuará de forma direta na mobilização e apoio técnico aos produtores durante o processo de adesão. O presidente da instituição, Rafael Gouveia, destacou a importância da atuação no campo.

“Atuamos diretamente na divulgação da iniciativa em todo o estado, principalmente nos municípios da bacia leiteira goiana, mobilizando os produtores de leite e oferecendo apoio técnico no preenchimento e envio da documentação à Seapa. Nossa presença no campo é essencial para garantir que os produtores de leite tenham acesso a mais esta política pública oferecida pelo Governo de Goiás”, afirmou.

Os interessados em participar do programa têm o prazo de 20 dias úteis, contados a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, para preencher e enviar o formulário de cadastramento. O edital completo com todas as informações está disponível no site oficial da Seapa: https://goias.gov.br/agricultura/programa-de-melhoramento-genetico-bovino-para-agricultura-familiar.


Editado por Jotta Oliveira - do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários