Polícia Civil indicia Centro Oeste Laticinios por lançamento de resíduos não tratados em rio do município de Piranhas

 Sócio proprietário e responsável técnico também foram indiciados

(Foto: Divulgação)

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema), indiciou a Centro Oeste Laticínios pelo lançamento de resíduos líquidos sem o devido tratamento no Rio Piranhas, no município de Piranhas. O suposto crime ambiental foi constatado e admitido pela própria empresa no último dia 10 de setembro.

Além da Centro Oeste Laticínios, o seu sócio proprietário e o responsável técnico também foram indiciados.

(Foto: Reprodução)

O lançamento de um grande volume de uma substância com aspecto leitoso no Rio Piranhas foi denunciado através de um vídeo gravado por um morador da região. As imagens começaram a circular nas redes sociais no dia 9 de setembro (veja abaixo) e, no dia seguinte, a Lactosul Industria de Laticínios divulgou uma nota confirmando que se tratava de resíduos não tratados produzidos pela Centro Oeste Laticínios.

Segundo a diretoria da empresa, o lançamento foi caracterizado como um resíduo que não concluiu o seu processo de tratamento por completo e não se tratava de soro. “Quedas pontuais de energia ocorreram, danificando dois equipamentos “aeradores”, acarretando uma queda de eficiência no sistema de tratamento de efluentes do laticínio”.

A Centro Oeste Laticínios despeja, diariamente, efluentes nas águas do Rio Piranhas, o que é permitido por lei, desde que haja o tratamento adequado para minimizar, ao máximo, os danos ambientais.

Além do indiciamento por parte da Polícia Civil, a secretária de Meio Ambiente do município de Piranhas, Dilvaneide Silva dos Santos, também sinalizou que a Centro Oeste Laticínios irá ser multada pela Prefeitura de Piranhas devido aos crimes ambientais apurados.


Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários