Superintendente de articulação política de Piranhas repudia falas de Nilsin do Ônibus durante sessão da Câmara

Janete Ribeiro afirmou que ataques do vereador revelam um posicionamento puramente machista, desrespeitoso e desleal

(Foto: Arquivo Pessoal)

A superintendente de articulação política da Prefeitura de Piranhas, Janete Ribeiro, divulgou uma nota repudiando as falas do vereador Nilson Gomes, o Nilsin do Ônibus (MDB), durante sessão da Câmara Municipal realizada na última quinta-feira (14/09). O parlamentar fez críticas ao trabalho da servidora e sugeriu ao prefeito Marco Rogério, o Chicão (Solidariedade), que deixe de pagar o salário dela e use o recurso para custear a manutenção de uma van do município que está danificada.

Veja vídeo com a fala do vereador Nilsin do Ônibus:


No texto da nota de repúdio enviada ao Correio Goiano, Janete afirma que a manifestação de Nilsin do Ônibus “traz inverdades, é apelativa, tosca, desprovida de interpretação quanto a função do cargo” e revela “um posicionamento puramente machista, desrespeitoso e desleal”.

Ao responder as acusações do parlamentar de que ela não estaria cumprindo suas funções e deixando de ouvir as representações partidárias, a articuladora política afirmou que não é atribuição do cargo reunir partidos políticos e que o objetivo principal da sua atuação é viabilizar as agendas do Poder Executivo, mantendo a harmonia com o Legislativo.

“O instrumento principal e mais legítimo neste ofício é a persuasão, ou seja, a negociação de coalizão e de apoio político não clientelista ora programática. Ela tem a ver com valores, com ideias e com necessidades – sobretudo com necessidades emergentes, que nascem das mudanças sociais e econômicas – buscando respostas diferentes [sic] “, disse, Janete.

A superintendente falou ainda da sua jornada de trabalho. Segundo ela, por exercer cargo de direção, há um entendimento consolidado pelas cortes do país de que os ocupantes desses cargos de confiança não são submetidos ao controle de jornada pelo fato de gozarem de autonomia para definir seus próprios horários.

Janete Ribeiro termina a nota reiterando o seu compromisso com a sociedade piranhense e se colocando à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Leia a íntegra da nota:

“NOTA DE REPÚDIO

Venho manifestar com veemência o meu repúdio à manifestação realizada pelo Vereador Nilson Gomes na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Piranhas, Estado de Goiás. A manifestação do nobre vereador traz inverdades, é apelativa, tosca, desprovida de interpretação quanto a função do cargo, e mais gravosa, um posicionamento puramente machista, desrespeitosa e desleal, uma vez que todo colaborador, seja qual a forma de ingresso no serviço público, faz jus a sua remuneração de caráter, inclusive, alimentar.

A função precípua do cargo de articulação política é manter a coalizão coesa e convencida da necessidade de votar a agenda do Executivo e, em segundo lugar, manter a harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo. Não é atribuição do cargo reunir partidos políticos com escopo de fortalecimento partidário.

O instrumento principal e mais legítimo neste ofício é a persuasão, ou seja, a negociação de coalizão e de apoio político não clientelista ora programática. Ela tem a ver com valores, com ideias e com necessidades – sobretudo com necessidades emergentes, que nascem das mudanças sociais e econômicas – buscando respostas diferentes. Aí, haverá os partidos que darão respostas diferentes, uns mais à direita, outros mais à esquerda, a essas necessidades da sociedade, representadas pelo partidos que ora os cargos eletivos ocupam.

Portanto, esta colaboradora é sim comissionada e recebe o valor de sua remuneração de acordo com lei. E quanto a jornada de trabalho, exerce cargo de direção e o entendimento consolidado pelas cortes do país é que os ocupantes desses cargos de confiança não são submetidos sequer ao controle de jornada, pois ostentam, em regra, autonomia para definir seu próprio horário de trabalho, dadas as peculiaridades do cargo que ocupa e a natureza das suas atribuições.

Portanto, o vínculo com a atual administração existe e está devidamente formalizada, obedecendo todos os critérios de remuneração LEGAL.

Ainda, sempre prestei, nas horas vagas, o trabalho voluntário em várias entidades neste município.

Reitero meu compromisso com a sociedade Piranhense, e me coloco a disposição de qualquer órgão ou pessoa para devidos esclarecimentos.

Janete Ribeiro

Superintende de Articulação Política da Prefeitura de Piranhas”

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Parabéns Janete, você defendeu-se muito bem sobre tais acusações do Vereador Nilsin do Ônibus , falou tudo o que precisava ser dito, inclusive quando ele fala para cortar o seu salário para consertar a ambulância que está estragada, ele só esqueceu de falar para cortar o salário também.... quanta hipocrisia e politicagem que vemos por aqui..... Quanto machismo e desrespeito ao próximo...

    ResponderExcluir
  2. É lamentável ver um vereador q já tem 4 mandatos não sabe sequer o significado do termo “Articulação Política”, a ponto de confundir tal função com “organização partidária”, isso sim seria um desrespeito ao dinheiro público, podendo incorrer até mesmo em crime de Improbidade,( um prefeito contratar alguém para ajudar vereadores a organizar seus partidos…)
    Por outro lado, o cargo de Articulação Política, quando bem executado, é um dos mais importantes do município, pois visa a busca da aproximação entre os Governos: municipal, estadual e federal no intuito de angariar mais recursos e consequentemente melhorias na qualidade de vida da população. Função essa q a professora Janete vem desempenhado de forma exemplar, seja por seu relacionamento estreito com o Governo Lula, seja pelo compromisso histórico com o município de Piranhas ou até msm pela experiência q a professora Janete acumulou como professora ou vereadora nesse município, de modo q nos leva a crer q o real motivo do “chilique” do vereador, se deu pelos inúmeros benefícios q Piranhas tem recebido em virtude do trabalho dessa guerreira incansável, gerando notoriedade à mesma e muita inveja por parte de alguns políticos, não tão competentes quanto ela.

    ResponderExcluir