Laticínio confirma despejo de resíduos não tratados no Rio Piranhas e diz que situação ocorreu após danos em equipamentos

Crime ambiental foi denunciado através de vídeo publicado nas redes sociais. Secretária de Meio Ambiente afirmou que empresa será multada

(Foto: Reprodução)

Após internautas divulgarem um vídeo (veja abaixo) mostrando o lançamento de um grande volume de uma substância com aspecto leitoso no Rio Piranhas, localizado no município de Piranhas, a Lactosul Industria de Laticínios divulgou uma nota na manhã deste domingo (10/04) confirmando que se trata de resíduos não tratados produzidos pela Centro Oeste Laticínios.

Segundo a diretoria da empresa, o lançamento é caracterizado como um resíduo que não concluiu o seu processo de tratamento por completo e não se trata de soro. “Quedas pontuais de energia ocorreram, danificando dois equipamentos “aeradores”, acarretando uma queda de eficiência no sistema de tratamento de efluentes do laticínio”.

A Lactosul informou ainda que o lançamento dos resíduos não tratados no Rio Piranhas foi interrompido às 9h45 da manhã deste domingo, “evitando quaisquer futuros prejuízos ao meio ambiente”.

A Centro Oeste Laticínios despeja, diariamente, efluentes nas águas do Rio Piranhas, o que é permitido por lei, desde que haja o tratamento adequado para minimizar, ao máximo, os danos ambientais.

Apesar dos esclarecimentos, a Centro Oeste Laticínios não será isentada de multas. A secretária de Meio Ambiente do município de Piranhas, Dilvaneide Silva dos Santos, esteve no local e, em conversa com a nossa reportagem, afirmou que a empresa irá receber sanções pelos crimes ambientais. “Recebi o vídeo e, assim que assisti, fui até o local e confirmei a situação. De fato, os resíduos não tratados foram lançados no rio. Também encontramos peixes mortos nas proximidades”, relatou.

Secretária de Meio Ambiente esteve no local dos lançamento dos resíduos (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente registrou imagens e coletou dados que estão em poder do seu departamento jurídico para que os providencias legais sejam tomadas.

Leia a integra da nota da Lactosul Industria de Laticínios:

“No último sábado 09/09/2023 circularam alguns vídeos a respeito de um lançamento de efluente de aspecto leitoso no Rio Piranhas. A Diretoria da Lactosul aproveita a oportunidade para esclarecer a comunidade piranhense sobre os últimos eventos ocorridos em nossa fábrica.

Quedas pontuais de energia ocorreram danificando dois equipamentos “aeradores” acarretando uma queda de eficiência no sistema de tratamento de efluentes do laticínio, ressaltamos que o lançamento é caracterizado como um efluente que não concluiu o seu processo de tratamento por completo, portanto não se trata de soro.

Na data do dia 10/09/2023 ás 9:45 o lançamento de efluente foi interrompido, evitando quaisquer futuros prejuízos ao meio ambiente.

Estamos em constante contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Piranhas, prestando todos os esclarecimentos necessários.

Por mais de 30 anos de história onde prezamos pela segurança e bem-estar do Meio Ambiente e População de nossa Cidade, sentimos muito pelo ocorrido e nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Diretoria Lactosul Industria de Laticínios Ltda.”

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Simples, apenas corrigir a raiz do problema, com geradores de energia para os aeradores, compensar o dano ambiental com projeto de repovoamento do Rio com peixes nativos por período de tempo sugerido pela secretaria de meio ambiente.

    ResponderExcluir