Após atuação do prefeito Fábio Lasserre, Agehab reabre inscrições para sorteio de casas em Piranhas e outros municípios

Prazo para concorrer às unidades habitacionais em Piranhas e em outras cidades goianas segue até 15 de janeiro após revogação ser revertida

50 casas do programa Pra Ter Onde Morar estão sendo construídas em Piranhas Goiás

Programa Pra Ter Onde Morar – Construção sorteará 50 casas para famílias carentes do município de Piranhas (Foto: Arquivo/Correio Goiano)


Após atuação do prefeito de Piranhas, Professor Fábio Lasserre (PRD), a Agência Goiana de Habitação (Agehab) decidiu reabrir, nesta quinta-feira (8/01), as inscrições para o sorteio das unidades habitacionais do programa Pra Ter Onde Morar – Construção, conhecido como Casas a Custo Zero, no município e em outras cidades goianas. Em comunicado, a agência confirmou a manutenção do prazo de inscrições até 15 de janeiro.

Na quarta-feira (7/01), a Agehab havia revogado aprorrogação do período de cadastros anunciada em 30 de dezembro do ano passado, alegando que a extensão do prazo era irregular por não contar com a assinatura do diretor-presidente, Alexandre Baldy, autoridade competente para esse tipo de decisão.

A mudança repentina pegou de surpresa tanto os interessados quanto a Prefeitura de Piranhas. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a notificação sobre a revogação chegou apenas no fim da tarde de quarta-feira. Diante disso, a pasta precisou mobilizar uma força-tarefa para atender o maior número possível de pessoas que não têm acesso à internet ou que enfrentaram dificuldades para realizar a inscrição, feita exclusivamente pelo site da Agehab. Foi adotado um regime de plantão, com atendimento até as 23h59, horário limite estipulado naquele momento pela agência. Mesmo assim, muitas famílias não conseguiram se inscrever, já que estavam reunindo a documentação exigida dentro do prazo inicialmente previsto, que ia até o dia 15 de janeiro.

Diante do cenário, o prefeito Professor Fábio Lasserre entrou em contato com parlamentares estaduais e federais, com a diretoria da Associação Goiana de Municípios (AGM) e também com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, para relatar os prejuízos causados pela mudança. O chefe do Executivo piranhense explicou que a revogação do prazo atingiu 45 municípios e provocou uma corrida contra o tempo para tentar garantir as inscrições.

“Expliquei ao presidente da Agehab o quanto essa mudança traria danos às pessoas que estavam se movimentando para reunir os documentos, considerando que o período de recesso de final de ano trouxe dificuldades, já que vários órgãos estaduais estavam com as atividades paralisadas”, disse o prefeito de Piranhas.

Fábio Lasserre ressaltou que a reabertura das inscrições garante justiça às famílias interessadas. “Foi uma movimentação que fizemos entendendo que era algo importante para ser justo com as pessoas e para garantir que todos tenham a possibilidade de concorrer a esse sonho de ter a casa própria”, declarou.

Com a reabertura do prazo, o prefeito orientou que os interessados não deixem para a última hora. “Tomem todas as providências necessárias. Aqueles que ainda não conseguiram reunir os documentos, não deixem para o último dia. Procurem a Prefeitura, pois nossas equipes estarão atendendo normalmente, inclusive em nosso gabinete, para orientar e realizar as inscrições”, disse.

50 casas para famílias em situação de vulnerabilidade

Em Piranhas, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção vai sortear 50 casas que serão entregues sem custo para famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. As moradias estão sendo construídas no Residencial Novo Horizonte, em uma área doada pela Prefeitura.

O empreendimento teve início em maio deste ano e já se encontra em fase de acabamento. O investimento é de R$ 8,9 milhões, provenientes do Fundo Protege Goiás, do Governo de Goiás.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários