Produtores têm até 31 de dezembro para atualizar informações no Sidago. Falta de regularização pode gerar bloqueio de acesso ao sistema
![]() |
| (Foto: Reprodução) |
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa)
alerta os pecuaristas goianos para o fim do prazo da 2ª Etapa da Declaração de
Rebanho/2025. O procedimento deve ser realizado até o dia 31 de dezembro, por
meio do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago), com a atualização de dados
sobre mortes, nascimentos e evolução dos rebanhos existentes nas propriedades
rurais dos 246 municípios de Goiás.
Devem ser declaradas informações referentes às espécies bovina, bubalina, equina, muar, asinina, caprina, ovina, aves e suínos de subsistência, além de animais aquáticos e abelhas. Conforme o tipo de rebanho, o sistema pode exigir informações complementares durante o preenchimento da declaração.
O produtor deve informar o mês de nascimento de todos os bovinos e bubalinos nascidos após a 1ª Etapa da Declaração de Rebanho/2025, realizada em maio.
No mês de novembro, a agência iniciou uma campanha para combater o uso de e-mails compartilhados no Sidago, com o objetivo de garantir a integridade dos dados dos produtores. Contas com e-mails repetidos foram identificadas e os titulares passaram a ser comunicados sobre a necessidade de cadastrar um e-mail único e pessoal. Aqueles que não realizaram a atualização tiveram o acesso ao sistema bloqueado a partir de 1º de dezembro.
Para regularizar a situação, os produtores devem comparecer a uma unidade da Agrodefesa ou acessar o sistema utilizando as credenciais do GOV.BR. A agência também reforça que os dados de acesso ao Sidago não devem ser compartilhados. Nos casos em que a gestão do sistema é terceirizada, o prestador de serviço deve atuar por meio de procuração, acessando o Sidago com login específico de procurador.

0 Comentários