Contas com endereços eletrônicos repetidos serão suspensas a partir de dezembro. Agência reforça uso correto do sistema e explica como atualizar cadastro ou cadastrar senha de procurador
![]() |
| (Foto: Divulgação/Agrodefesa) |
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa)
emitiu um comunicado destinado a produtores rurais e profissionais do setor
informando que está aberto, até 30 de novembro de 2025, o prazo para
regularização de cadastros no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).
A medida é restrita aos usuários que compartilham o mesmo e-mail dentro da
plataforma. De acordo com o órgão, a partir de 1º de dezembro, todas as contas
com endereços eletrônicos repetidos serão bloqueadas até que cada usuário
informe um e-mail único, pessoal e intransferível.
O sistema emitirá um alerta automático ao usuário que estiver nessa situação. Ao acessar o Sidago, aparecerá a seguinte mensagem: "Aviso de segurança! A Agrodefesa identificou que o e-mail utilizado em seu cadastro está vinculado a outros cadastros no sistema. Para evitar o bloqueio de seu acesso, atualize seu cadastro informando um novo endereço de e-mail válido ou efetue o login através do GOV.BR, até o dia 30/11/2025. Essa ação faz parte de medidas adotadas para proteger seus dados e evitar o uso indevido de suas informações".
Segundo o diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Renan Willian, ainda é comum encontrar produtores que delegam a outra pessoa — geralmente um familiar ou prestador de serviço — a tarefa de acessar o sistema para emitir documentos ou prestar informações. Ele ressalta que essa prática precisa seguir os protocolos adequados. “Há uma forma correta de fazer isso, que é cadastrando uma procuração e acessando o Sidago com a chamada ‘senha de procurador’. Quem presta esse serviço – seja parente ou profissional da área - deve ter essa senha e login próprio. O produtor jamais deve cadastrar na sua conta e-mail que não seja o seu ou fornecer seus dados de login a outra pessoa”, orienta.
A atualização do e-mail cadastral pode ser realizada de forma remota até o dia 30 de novembro, seguindo o passo a passo divulgado pela Agrodefesa, ou presencialmente nas unidades espalhadas por 237 municípios goianos. Após o início de dezembro, com o bloqueio das contas irregulares, o produtor deverá procurar presencialmente uma unidade da agência ou utilizar as credenciais do GOV.BR para acessar o sistema, já que o Sidago é integrado à plataforma federal.
Mesmo com o bloqueio, serviços como a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) continuarão disponíveis presencialmente nos escritórios da Agrodefesa.
Passo a passo para alterar o e-mail no Sidago
Selecione a opção “Minha Conta”.
Informe o novo e-mail no campo indicado. Clique em “Alterar”.
Pronto! Seu e-mail cadastral foi atualizado com sucesso.
Como cadastrar senha de procurador no Sidago
Preencha os dados de identificação. Informe: nome do procurador, CPF do procurador, CPF do dono da propriedade, inscrição estadual da propriedade (sem pontos ou traços). Clique em “Próximo”.
Na ficha de cadastro, anexe os seguintes documentos: documento pessoal, comprovante de endereço, termo de responsabilidade de uso do Sidago (link disponível na tela) e procuração autenticada. Informe um e-mail válido para receber notificações. Clique em “Próximo”.
O pedido de cadastro será enviado para análise pela unidade de atendimento da Agrodefesa. Aguarde contato por e-mail com a resposta.

0 Comentários