Criminosos usam identidade do prefeito de Piranhas para tentar aplicar golpes pelo WhatsApp

Professor Fábio Lasserre alerta população após familiares e servidores receberem mensagens fraudulentas em seu nome

Professor Fábio usou as redes sociais para postar uma imagem de uma das mensagens recebidas por uma das vítimas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um ou mais criminosos estão utilizando a identidade do prefeito de Piranhas, Professor Fábio Lasserre (PRD), para tentar aplicar golpes pelo WhatsApp. A informação foi confirmada pelo gestor na tarde desta terça-feira (26/08), após ele tomar conhecimento de que familiares e servidores da Prefeitura foram alvo de mensagens fraudulentas.

Segundo o prefeito, o golpista criou uma conta no aplicativo com sua foto e vem se passando por ele para enviar mensagens. A ação já atingiu sua mãe e também um servidor municipal, que teria recebido uma falsa proposta de aumento salarial. Até a publicação desta reportagem, no entanto, não havia relatos de pessoas que tenham caído no golpe.

Professor Fábio usou as redes sociais para postar uma imagem de uma das mensagens recebidas por uma das vítimas, com o objetivo de alertar a população sobre a situação. “Faço um alerta para as pessoas que, caso recebam mensagens pedindo dinheiro ou expondo qualquer outra situação em meu nome, que tomem os cuidados necessários, pois pode se tratar de um criminoso”, afirmou ao Correio Goiano.

O prefeito informou ainda que já acionou a Polícia Civil para que o caso seja investigado e reforçou a necessidade de que todos fiquem atentos diante desse tipo de crime.

O uso indevido de identidades públicas em tentativas de fraude não é novidade. Esse tipo de golpe é comum não só em aplicativos de mensagens, mas também em redes sociais como Instagram e Facebook. Criminosos criam perfis falsos com fotos reais e abordam vítimas simulando confiança e proximidade. Normalmente, o objetivo é induzir pessoas a repassar dinheiro ou oferecer alguma vantagem indevida.

Para evitar cair em armadilhas, especialistas recomendam desconfiar de mensagens com pedidos incomuns ou ofertas fora da realidade, mesmo quando a foto e o nome correspondem a alguém conhecido. Confirmar diretamente com a pessoa por outro canal de comunicação e observar se o número de telefone é o mesmo utilizado habitualmente são medidas que podem evitar prejuízos.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários