Projeto chamado de Rua do Grau foi proposto pelo vereador Wesley Faustino, que afirma ter o objetivo de viabilizar um espaço regulamentado com foco em segurança, cultura urbana e valorização da juventude
O projeto foi aprovado em duas votações realizadas nas sessões ordinárias nos dias 14 e 21 de agosto e segue agora para a sanção do prefeito Professor Fábio Lasserre (PRD).
De acordo com o texto, a iniciativa tem como objetivo principal garantir mais segurança tanto para os praticantes dessas atividades quanto para a população em geral, ao oferecer um ambiente controlado e regulamentado. A medida também busca fomentar o esporte, valorizar a cultura motociclística e promover a convivência social, sempre respeitando normas de segurança e limites de emissão sonora.
O funcionamento da “Rua do Grau” ficará sob responsabilidade de um órgão competente ligado à Prefeitura de Piranhas. As atividades deverão ocorrer ao menos duas vezes por semana, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A escolha dos locais para implantação dependerá da participação popular, pois os próprios moradores poderão oficializar solicitações à administração pública. A efetivação, no entanto, será condicionada à análise técnica do Executivo, que avaliará condições viárias e exigências de segurança. Caso aprovados, os espaços serão devidamente demarcados e sinalizados para uso exclusivo das atividades previstas no projeto.
O vereador Wesley Faustino afirmou que a apresentação do projeto foi motivado pelo crescimento da prática do wheeling entre os jovens e a falta de espaços adequados, o que, segundo ele, acaba levando à realização de manobras em vias públicas comuns, trazendo riscos para praticantes, pedestres e motoristas.
O parlamentar também defendeu que os encontros com som automotivo configuram uma manifestação cultural legítima. Ainda de acordo com Wesley Faustino, ao serem realizados em locais adequados, esses eventos favorecem a convivência social, incentivam a economia criativa e valorizam a cultura jovem.
O vereador citou também que experiências semelhantes já foram implementadas em outros municípios, com resultados positivos na redução de acidentes e na melhoria do ordenamento do trânsito.
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