Bancos fecham no Carnaval e retomam atendimento presencial na quarta-feira ao meio-dia

Agências não abrirão na segunda (16) e na terça-feira (17). Febraban orienta uso de canais digitais

Agência do Banco do Brasil, de Piranhas Goiás
Agência do Banco do Brasil, no município de Piranhas (Foto: Arquivo/Correio Goiano)

As agências bancárias de todo o país não terão atendimento presencial ao público nos dias 16 de fevereiro (segunda-feira) e 17 de fevereiro (terça-feira), datas consideradas feriados bancários em razão do período de Carnaval. Durante esses dias, também não serão realizadas compensações bancárias, incluindo transferências via TED.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento nas agências será retomado na Quarta-Feira de Cinzas (18/02), a partir das 12h (horário de Brasília), com encerramento previsto no horário normal de fechamento das unidades.

Apesar da suspensão do atendimento presencial e das compensações tradicionais, o sistema PIX continuará funcionando normalmente. A ferramenta, que opera 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados, poderá ser utilizada para transferências e pagamentos sem interrupção.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais das instituições financeiras, como sites e aplicativos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências. Segundo a entidade, os canais digitais oferecem agilidade, praticidade e economia, permitindo que o cliente realize diversas transações sem sair de casa.

Entre os serviços disponíveis por meio de aplicativos e internet banking estão pagamentos, transferências, investimentos, consultas de saldo em tempo real e o uso facilitado do Pix.

No caso de boletos de cobrança e contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias em que não haverá compensação bancária, o pagamento poderá ser efetuado, sem acréscimo, no próximo dia útil.

Já em relação a tributos e impostos com vencimento nos dias em que não houver compensação bancária, a orientação é que o pagamento seja antecipado, a fim de evitar a incidência de juros e multa.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos também podem ser pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA), disponível nos canais digitais das instituições financeiras.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários