Apenas com atletas locais, equipe deve iniciar preparação na próxima semana para disputar o torneio de futebol amador que pode reunir até 32 clubes goianos
![]() |
| (Foto: IA Ilustrativa/Correio Goiano) |
O tradicional Serra Negra voltará a representar o
município de Piranhas em uma competição regional de futebol amador. A
Prefeitura de Piranhas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte,
Cultura e Lazer, confirmou a participação da equipe no Campeonato Regional de
Futebol Prata Da Casa, que tem início previsto para o final de fevereiro deste
ano.
A presença do time piranhense no torneio será viabilizada com recursos de emenda parlamentar ao orçamento municipal indicada pelo presidente da Câmara Municipal de Piranhas, vereador Lucas Junqueira (PRD). O investimento previsto é de R$ 30 mil, que serão utilizados na compra de uniformes e materiais esportivos, no pagamento de taxas de inscrição e demais encargos da competição, além de despesas partidas dentro e fora de casa.
A equipe será comandada por Cleber Vilela, conhecido no meio esportivo como Clebinho, treinador que já conquistou títulos regionais como jogador de equipes de Piranhas. A expectativa é que os treinos comecem na próxima semana, reunindo jogadores locais interessados em disputar o campeonato. Durante o período de preparação, serão definidos os atletas que serão inscritos, com a proposta de renovar o elenco, sem abrir mão da experiência de jogadores veteranos que seguem em atividade em alto nível.
Competição valoriza atletas locais
O Campeonato Regional de Futebol Prata Da Casa é voltado à valorização do futebol amador local. Pelo regulamento, as equipes só podem utilizar atletas que moram ou votam no município que representam, com exceção da posição de goleiro, que pode ser contratado de fora.
A expectativa é que 32 equipes participem da terceira edição da competição. Entre os municípios e clubes que aguardam confirmação estão equipes de Iporá, Ivolândia, Moiporá, Cachoeira, Aurilândia, São João da Paraúna, Paraúna, Firminópolis, São Luís de Montes Belos, Córrego do Ouro, Sanclerlândia, Mossâmedes, Anicuns, Americano Brasil, Palminópolis, Buriti de Goiás, Itapirapuã, Jaupaci, Israelândia, Acreúna, Montes Claros de Goiás, Jussara, Palestina de Goiás, Britânia, Trindade, Amorinópolis, Diorama, Turvânia, Montividiu, Matrinchã, Campestre, Santa Fé de Goiás, Avelinópolis, Santa Bárbara, Cruzeirinho, além de Piranhas.
Formato da disputa
De acordo com o esboço inicial do regulamento, as equipes serão regionalizadas por proximidade geográfica na primeira fase, considerando distâncias de até aproximadamente 130 quilômetros, com sorteio para definição dos grupos. Os clubes serão distribuídos em grupos de quatro equipes, que se enfrentarão em jogos de ida e volta.
Ao final dessa etapa, oito equipes se classificam diretamente para as oitavas de final. As equipes que ficarem entre a 9ª e a 24ª colocação disputarão um playoff para definir as outras oito vagas, que se juntarão às já classificadas. A partir da segunda fase, o campeonato passa a ser disputado em sistema mata-mata, também em jogos de ida e volta.

0 Comentários