Desenho de estudante de Arenópolis vai ilustrar cadernos da rede estadual de ensino em 2026

Trabalho de aluna do Colégio Estadual Alfredo Nasser foi selecionado em concurso promovido pela Seduc Goiás e estará nos kits escolares distribuídos aos alunos no início deste ano letivo

Desenho de estudante de Arenópolis é escolhido para cadernos da rede estadual de Goiás em 2026
Desenho da estudante Eduarda de Freitas Santiago, de Arenópolis, foi escolhido para ilustrar materiais escolares da rede estadual de ensino em 2026 (Foto: Divulgação/Seduc Goiás)

O desenho da estudante Eduarda de Freitas Santiago, aluna do Colégio Estadual Alfredo Nasser, no município de Arenópolis, foi selecionado para estampar capas de cadernos e apostilas que serão distribuídos em 2026 para alunos da rede estadual de ensino de Goiás. O trabalho está entre os escolhidos no concurso “Goiás em Traços e Cores: Sabores, Histórias e Amizades que Acolhem”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc Goiás).

A seleção do desenho ocorreu em setembro de 2025, quando a aluna participou do concurso que teve como tema central um convite simbólico à identidade cultural do estado: “Goianidade: abrindo portas e janelas para a história entrar”. A proposta desafiou os estudantes a traduzirem, por meio de traços e cores, elementos da cultura goiana, como o folclore, os sabores, as tradições e as memórias afetivas que marcam o povo de Goiás.

A etapa final do concurso contou com votação popular realizada na galeria do Portal da Seduc Goiás, que registrou mais de 14 mil votos e contribuiu para a definição dos trabalhos vencedores. Ao todo, 25 desenhos foram selecionados para ilustrar as capas dos cadernos destinados aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. Além disso, quatro desenhos do programa GoiásTec irão estampar as apostilas bimestrais utilizadas ao longo do ano letivo.

O Colégio Estadual Alfredo Nasser integra a Coordenação Regional de Educação de Piranhas, responsável pelo acompanhamento das unidades escolares da região, incluindo também os municípios de Aragarças, Baliza e Bom Jardim de Goiás. O processo de escolha dos desenhos passou por quatro etapas: avaliação na unidade escolar, na Coordenação Regional de Educação, na Seduc Goiás e, por fim, a votação popular.

Os estudantes que tiveram seus trabalhos selecionados receberam premiações e participaram de um dia de turismo na capital, Goiânia.

O ano letivo de 2026 da rede estadual de ensino tem início na próxima terça-feira (20/01) e, até o final do mês, os alunos matriculados deverão receber os kits escolares já com os desenhos vencedores do concurso, distribuídos pelo Governo de Goiás por meio da Seduc Goiás.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários