União entre poder público e comunidade garante continuidade das atividades do Lar dos Idosos de Piranhas

Há 35 anos, instituição acolhe idosos com apoio de repasses públicos, doações e trabalho voluntário

Lar dos Idosos de Piranhas foi inaugurado em 1990 e já acolheu centenas de pessoas (Foto: Hemmyle Oliveira/Correio Goiano)

Inaugurado oficialmente em 15 de abril de 1990, o Lar dos Idosos é uma instituição de assistência social que oferece cuidados e um ambiente seguro para pessoas da terceira idade. Sua principal função é acolher e promover o bem-estar de idosos que não podem ou não têm condições de viver sozinhos, disponibilizando infraestrutura adequada, profissionais qualificados e oportunidades de convivência. Atualmente, o local abriga 41 internos, somando-se às centenas de pessoas acolhidas ao longo dos 35 anos de história.

Por se tratar de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, o Lar dos Idosos mantém suas atividades com contribuições vindas dos setores público e privado e, entre os apoiadores, está a Prefeitura de Piranhas que, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, contribui de forma continuada para o funcionamento da instituição, com repasses financeiros e entrega de itens essenciais.

O repasse financeiro ao Lar, que por um período esteve inativo, voltou a ser realizado de forma regular em 2025, utilizando recursos do Piso de Alta Complexidade I (PAC I), provenientes do cofinanciamento federal da Política Nacional de Assistência Social. Esses valores são repassados pela União ao Fundo Municipal de Assistência Social, e o município, mediante deliberação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), destina parte ao Lar. Atualmente, o repasse é feito de forma trimestral, com parcelas que têm valor médio de R$ 1.030,59 mensais, podendo variar conforme o período.

Além desse apoio financeiro, a Prefeitura de Piranhas, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), realiza requisições de benefícios junto à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A parceria garante a doação de cobertores, colchões tipo casca de ovo, fraldas, alimentos e outros itens essenciais ao conforto e à dignidade dos moradores.

Como parte do trabalho de fortalecimento dos vínculos comunitários, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social também mantém uma parceria com o Lar dos Idosos para promover a integração social dos acolhidos. A iniciativa assegura a participação dos residentes no encontro semanal “Forró da Melhor Idade”, oferecendo transporte de ida e volta, lanche e um ambiente de lazer e confraternização.

A participação da comunidade é essencial

O Lar dos Idosos de Piranhas também conta com o apoio da população em geral para manter suas atividades e continuar oferecendo acolhimento de qualidade aos moradores. A direção da entidade convida todos que desejam colaborar a visitar o Lar, conhecer o trabalho de perto e descobrir as diversas formas de ajudar.

Doações de alimentos, produtos de higiene, roupas, materiais de limpeza ou mesmo a contribuição com trabalho voluntário são sempre bem-vindas e fazem diferença no dia a dia dos idosos.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários