Inscrições acontecem nesta quinta-feira (16), no CRAS. Ação é resultado de solicitação do vereador Wesley Faustino ao deputado estadual Delegado Eduardo Prado e contará com 70 procedimentos gratuitos para tutores inscritos no CadÚnico
![]() |
(Foto: IA/Correio Goiano) |
Nesta sexta-feira (17/10), o município de Piranhas
receberá a Caravana Au Móvel, que realizará 70 procedimentos gratuitos de
castração de cães na Feira Coberta, no Setor Sudoeste. A ação é resultado de
uma solicitação do vereador Wesley Faustino (PL) ao deputado estadual Delegado
Eduardo Prado (PL) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
O objetivo da iniciativa é contribuir para o controle populacional de animais e promover a saúde e o cuidado responsável com os cães no município. O serviço é voltado exclusivamente para tutores inscritos no CadÚnico.
As inscrições serão realizadas nesta quinta-feira (16/10), no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizado na Avenida Brasil Central, número 974, Centro,no antigo prédio da Prefeitura. O atendimento acontecerá das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para se inscrever, o tutor deverá apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e o número do CadÚnico.
O combo da castração é totalmente gratuito, incluindo hemograma simples, cirurgia de castração (machos ou fêmeas), kit de medicação pós-operatória, pijama cirúrgico (para fêmeas) ou colar elisabetano (para machos), além da implantação de microchip para identificação permanente do animal — com registro no site de escolha do tutor ou do município, preferencialmente no SINPATINHAS.
O programa é voltado apenas para cães sem raça definida, com idade entre 5 meses e 5 anos e peso entre 5 e 30 quilos. Não poderão participar animais de raças miniaturas (como Pinscher ou Chihuahua), raças de grande porte ou gigantes (como Pitbull, American Bully ou Golden Retriever) e braquicefálicos (de focinho achatado, como Shih-tzu, Pug e Bulldog). Também estão excluídos animais de raças especiais, como Yorkshire, Chow Chow e Rottweiler.
Os cães em situação de rua terão prioridade na castração, desde que uma pessoa se responsabilize pelos cuidados pós-operatórios, garantindo abrigo seguro ou lar temporário.
A equipe responsável alerta que o jejum total de água e comida deve ser de apenas seis horas antes da cirurgia, medida essencial para o sucesso do procedimento.
De acordo com a coordenação da Caravana Au Móvel, os gatos não estão incluídos na ação, devido ao risco elevado de fuga e estresse causado pela convivência com cães em ambientes abertos.
Após o procedimento, cada tutor receberá medicação conforme receita médica individual, além de orientações por meio de um folheto explicativo e um número de telefone para contato em caso de dúvidas ou emergências.
0 Comentários