Medida foi adotada após relatos de dificuldades de acesso ao sistema de pagamentos
![]() |
(Foto: IA Ilustrativa/Correio Goiano) |
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) autorizou,
nesta quinta-feira (16/10), a ampliação para o dia 31 de outubro do prazo para
quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 e o
licenciamento anual dos veículos com placas finalizadas em 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
ou 0. Até o vencimento, não haverá cobrança de juros ou multa.
A decisão estende o prazo que anteriormente se encerraria na próxima segunda-feira (20/10) e tem como objetivo garantir o acesso da população ao sistema de geração da guia de pagamento.
“Tomei essa medida após ser informado de que alguns contribuintes não estavam conseguindo efetuar a quitação dos boletos”, informou o governador nas redes sociais. Ele também ressaltou que técnicos estão trabalhando para sanar eventuais falhas no sistema.
Também é possível gerar a guia por meio do aplicativo Detran GO ON ou comparecendo a uma unidade do Vapt Vupt.
A alteração no calendário de pagamento será confirmada por instrução normativa da Subsecretaria da Receita Estadual, que deve ser publicada no Diário Oficial do Estado. Segundo o governo, mais de 3,9 milhões de veículos possuem placas com finais entre 3 e 0 e estão contemplados na medida.
O contribuinte que deixar de pagar o IPVA dentro do novo prazo perde os benefícios de redução de 50% no valor do imposto para automóveis 1.0 e motos de até 125 cilindradas, além do desconto de até 10% para os participantes do programa Nota Fiscal Goiana.
A emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) só é possível após a quitação da taxa de licenciamento e de outros débitos, como IPVA e multas.
A condução de veículo não licenciado é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possibilidade de remoção do veículo para o pátio.
0 Comentários