Câmara de Piranhas analisa projeto que inclui o Dia do Cooperativismo no calendário oficial de eventos do município

Proposta apresentada pelo presidente da Casa, vereador Irmão Silas (PRD), tem o objetivo de valorizar o setor que tem participação importante no crescimento da economia local

Cooperativas locais, como a Comvapi, tem participação importante no crescimento economico do município de Piranhas (Foto: Hemmyle Oliveira/Correio Goiano)

Durante a sessão da Câmara Municipal de Piranhas realizada nesta quinta-feira (2/10), foi lido o Projeto de Lei nº 006/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Irmão Silas (PRD). A proposta inclui o Dia do Cooperativismo no calendário oficial de eventos do município, a ser celebrado no primeiro sábado de outubro de cada ano. O texto agora segue para análise das comissões permanentes do Legislativo, antes de ser discutido e votado em plenário.

De acordo com o projeto, a iniciativa tem como objetivos incentivar o desenvolvimento de uma cultura baseada nos valores e princípios do cooperativismo, celebrar a atuação das cooperativas e dar visibilidade às boas práticas já implementadas no município. Além disso, busca disseminar a importância da cooperação, dos produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas e seus resultados para a comunidade.

O texto prevê que o Dia do Cooperativismo seja realizado por meio de parcerias público-privadas, contando com a participação de entidades representativas, cooperativas, instituições de ensino, associações e órgãos ligados ao setor, com apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB/GO) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (Sescoop/GO).

As ações da data poderão incluir seminários, workshops, palestras e outros eventos voltados à valorização do setor cooperativista, organizados pelo poder público em conjunto com entidades da área. Também está prevista a possibilidade de homenagens a representantes de segmentos cooperativistas que tenham se destacado por iniciativas inovadoras e pela contribuição para a geração de trabalho e renda no município.

O projeto autoriza ainda a entrega de certificados de reconhecimento, que poderão ser concedidos pela Câmara Municipal e pelas entidades parceiras aos homenageados durante as celebrações.

Cooperativismo em Piranhas

O cooperativismo tem registrado um crescimento significativo em Piranhas nos últimos anos, impulsionado, sobretudo, pela chegada de instituições ligadas ao setor agropecuário e de crédito, como a Comigo, a Sicredi e a Sicoob Credi-Rural. Além disso, cooperativas locais, como a Comvapi, também expandiram suas estruturas e aumentaram o volume de negócios.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários