Projeto de lei homenageia pioneiro que contribuiu para o desenvolvimento do município em várias áreas
![]() |
| Nova base do SAMU de Piranhas está localizada na Avenida Brasil Central, no Setor Sul (Foto: Hemmyle Oliveira/Correio Goiano) |
Na última quinta-feira (11/09), a Câmara Municipal de
Piranhas começou a analisar o Projeto de Lei nº 04/2025, apresentado pelo
vereador Fernando Lizardo (União Brasil), que denomina a nova base do Serviço
de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com o nome do pai do parlamentar
proponente, Antônio Leite, que é um dos pioneiros responsáveis pelo início do desenvolvimento
econômico, social e urbano do município.
A construção da nova base do SAMU do município de Piranhas foi iniciada no primeiro semestre de 2024 e já está em sua fase final. Localizada na Avenida Brasil Central, no Setor Sul, a estrutura deve ser inaugurada ainda este ano.
As obras estão sendo custeadas com recursos oriundos de uma emenda parlamentar ao orçamento do Estado de Goiás indicada em 2021 pela então deputada estadual (hoje federal) Lêda Borges (PSDB) após solicitação de Fernando Lizardo. A Prefeitura Municipal também entrou com uma contrapartida financeira.
O homenageado
![]() |
| Antônio Leite faleceu aos 94 anos, sendo um dos pioneiros do município de Piranhas (Foto: AP) |
Nascido em 1927, em Caiapônia, Antônio Leite foi produtor rural, empresário e político. Instalado em Piranhas desde os 21 anos, dedicou-se por mais de quatro décadas à pecuária leiteira, abastecendo famílias diariamente com a produção de sua fazenda. Visionário, implantou uma cerâmica que fabricava telhas e tijolos, fundamentais para construções que marcaram o crescimento urbano da cidade e da região.
Ele também foi responsável pelo loteamento dos setores Sul e Palmares. Além disso, fez doações de terrenos para instituições religiosas e comunitárias, como a Igreja Católica, que recebeu áreas para construir o Templo Cristão, o Salão Comunitário e as salas de catequese. Além disso, também foi dele a doação do lote para a construção do Lar dos Idosos.
Seguindo os passos do pai, Joaquim Teodoro Leite – um dos articuladores da emancipação política de Piranhas –, Antônio exerceu dois mandatos de vereador entre 1959 e 1963, sem remuneração. Durante esse período, participou ativamente de iniciativas que estruturaram a cidade recém-emancipada.
Antônio não se limitou apenas à política formal e apoiou diversos projetos sociais, como a Olaria Comunitária, onde ele cedeu lotes para a implantação realizada pelo padre Ilgo Pedro Schneider, em parceria com o oleiro Francisco Barbosa.
Antônio Leite faleceu em 18 de dezembro de 2021, aos 94 anos, e foi sepultado no Cemitério Municipal São Miguel. Ao longo da vida, construiu uma trajetória marcada por trabalho, honestidade, religiosidade e solidariedade, deixando como legado um exemplo de dedicação à família e ao município.
Tramitação do projeto
Com a leitura em plenário, o Projeto de Lei nº 04/2025 segue agora para análise das comissões da Câmara Municipal. Recebendo pareceres favoráveis, a proposta será discutida e votada pelos parlamentares.


0 Comentários