Tipo sanguíneo universal para emergências está em falta na Rede Hemo, que atende mais de 220 unidades de saúde no estado
![]() |
(Foto: Reprodução) |
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu
um alerta à população sobre o nível crítico dos estoques de sangue O negativo
na Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo). A escassez desse tipo
sanguíneo tem dificultado o atendimento nas 223 unidades de saúde atendidas
pela rede estadual.
A preocupação da SES-GO é garantir a manutenção dos estoques e assegurar a continuidade dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em situações de emergência. O sangue O negativo é considerado universal para transfusões urgentes, podendo ser utilizado em pacientes de qualquer outro tipo sanguíneo. Essa característica o torna indispensável em casos graves, como acidentes, cirurgias de urgência e atendimentos em que não há tempo para identificar o tipo sanguíneo do paciente.
Apesar da sua importância, o O negativo é um dos tipos mais raros entre a população. Segundo a diretora de Captação e Atendimento ao Doador da Rede Hemo, Daynara Vilar, o momento é de mobilização solidária.
“A doação de sangue é um gesto solidário, rápido e seguro, e pode salvar até quatro vidas. As tipagens sanguíneas A -, B -, O – e AB – são as mais usadas em emergências. Pedimos o apoio da população para nos ajudar com as doações. Para quem ainda não veio fazer sua doação nesses últimos três meses, ou ainda não é doador, venham doar. O tempo entre a triagem e a coleta dura menos de uma hora”, ressalta.
Para doar sangue, é necessário cumprir alguns requisitos básicos: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização); pesar no mínimo 50 quilos; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação; e apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.
Onde doar
Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz recebe doadores de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já nas unidades do interior — localizadas em Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu — o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A Rede Hemo disponibiliza agendamento prévio de doações pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Empresas e instituições também podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro para realizar campanhas de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.
Para isso, é necessário confirmar a participação de pelo menos 120 pessoas e enviar a solicitação por e-mail para hemocentro.captacao@idtech.org.br ou pelo telefone (62) 3231-7925.
0 Comentários