Perfis e sites fraudulentos usam nome do órgão para enganar usuários com falsas ofertas; autarquia reforça que leilões legítimos são divulgados apenas em canais oficiais
![]() |
(Foto: Reprodução/Redes Sociais) |
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO)
emitiu um alerta à população sobre a atuação de criminosos que estão utilizando
sites e páginas falsas, especialmente no Instagram, para divulgar falsos
leilões de veículos em nome da autarquia. A prática configura um golpe e já fez
vítimas em todo o Estado.
Para evitar ser enganado, o Detran-GO reforça que todo procedimento de leilão é publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site oficial da autarquia, além de contar com o acompanhamento da Comissão Especial de Leilão do órgão.
A orientação é para que os cidadãos acessarem apenas os canais oficiais do Detran-GO, disponíveis em https://goias.gov.br/detran, e não confiem em ofertas que circulam por redes sociais ou links suspeitos. Segundo o órgão, criminosos têm se aproveitado da alta procura por veículos com valores acessíveis para aplicar golpes com promessas de descontos irreais.
Como se proteger
O Detran-GO elencou algumas dicas para ajudar a população a identificar e evitar cair em fraudes:
Verifique a origem do link: sempre acesse os sites oficiais da Secretaria da Economia ou do Detran por meio de buscas seguras ou digitando diretamente o endereço no navegador.
Desconfie de descontos exagerados: ofertas que parecem boas demais para ser verdade geralmente são armadilhas.
Mantenha-se informado: acompanhe as atualizações nas páginas oficiais, como o site https://goias.gov.br/detran.
O que fazer se cair no golpe
Caso alguém tenha sido vítima de um falso leilão e já tenha realizado algum pagamento, o Detran-GO orienta as seguintes medidas:
Alerta ao banco: contate imediatamente a instituição financeira para tentar reverter a transação ou bloquear o cartão utilizado.
Registro de ocorrência: faça um boletim de ocorrência para documentar a fraude, o que pode colaborar com investigações e recuperação dos valores.
Notifique a Receita Estadual: informe a Secretaria da Fazenda ou o próprio Detran sobre o golpe para receber orientações sobre como proceder com o pagamento correto do imposto.
Monitore seus dados pessoais: esteja atento a movimentações bancárias suspeitas ou contratos desconhecidos em seu nome.
O Detran-GO reforça que está trabalhando para coibir este tipo de crime e pede à população que denuncie páginas suspeitas e compartilhe apenas informações de fontes oficiais.
0 Comentários