Espetáculo Experimento 360 chega a Piranhas com arte circense de Saracura do Brejo

Artista piranhense volta a se apresentar em sua cidade natal, celebrando 20 anos de carreira com um espetáculo que combina contorcionismo, malabarismo e acrobacias aéreas. A entrada será gratuita

(Foto: Divulgação)

No próximo sábado (5/04), o município de Piranhas receberá uma apresentação gratuita do espetáculo solo "Experimento 360", protagonizado pelo renomado artista circense Saracura do Brejo, que volta a se apresentar em sua cidade natal. A sessão está marcada para às 19h, na Praça Joaquim Teodoro Leite, conhecida como Praça da Pedra, e promete uma experiência visual envolvente para todas as idades. A obra, que integra um projeto itinerante, combina diversas técnicas circenses, como contorcionismo, malabarismo, manipulação de objetos, acrobacias aéreas e bambolê, destacando a versatilidade e a criatividade do artista.

Criado durante a pandemia, o "Experimento 360" marca uma nova fase na trajetória de Saracura do Brejo, que vai além da palhaçaria, sua marca inicial. "Esse espetáculo destaca minha expressão corporal, minha conexão com a dança e atuação, sem o uso de diálogos. Ele é totalmente visual, permitindo que cada espectador crie sua própria interpretação e experiência", explica o artista. A ausência de falas torna a apresentação acessível e aberta a múltiplas leituras, reforçando seu caráter universal.

Aos 40 anos, Saracura do Brejo já dedicou metade de sua vida à arte. Nascido em Piranhas, ele deixou o interior ainda jovem, em 2001, para buscar formação e oportunidades. “Saí da cidade em 2001 e nunca mais voltei para morar. Saí para estudar, mas logo comecei a trabalhar com recreação infantil”, conta.

“Montei um parque de diversões itinerante aos 19 anos, o que me permitiu conhecer toda a região. Mas, aos 23 anos, percebi que o meu sonho era viver da minha arte”, relembra. Em 2007, decidiu vender os brinquedos e mergulhar de vez no universo circense, onde atua até hoje.

(Foto: Divulgação)

A trajetória de Saracura começou nas ruas, encantando o público como artista de semáforo em Goiânia com malabarismo e palhaçaria. Ele buscou aprimoramento em diversas formações, incluindo um intercâmbio na Europa. “Estudei na renomada Escola Internacional de Circo, localizada em Granada, na Espanha. Lá, tive a oportunidade de me desenvolver muito e voltei cheio de ideias, incluindo a de montar um espaço independente de arte”, narra. Este ano, o artista foi selecionado para integrar o Instituto Cultura Escola Livre de Palhaços (ESLIPA), uma referência nacional na formação de palhaços.

Além de performer, Saracura é um importante articulador cultural. Desde 2009, ele faz parte do coletivo goiano “É Só Querer Fazer” e organiza festivais de circo e teatro. Sua atuação também se estende à política cultural: ele foi presidente do Conselho de Cultura da Cidade de Goiás, onde reside atualmente, e mobilizou-se pela regulamentação do trabalho de malabaristas nas ruas de Goiânia, garantindo direitos aos artistas populares. Na Cidade de Goiás, fundou o Espaço Cultural Rosinha do Brejo, um casarão histórico que abriga um hostel e um galpão para apresentações circenses, teatrais e musicais, com capacidade para cerca de 100 pessoas.

Experimento 360

Antes de chegar em Piranhas, a turnê do "Experimento 360" começa nesta quinta-feira (3/04), na Cidade de Goiás, com sessões às 10h e 19h no Teatro São Joaquim. Logo após, o espetáculo segue para Goiânia no dia 6 de abril, na Escola do Futuro Basileu França. Em maio, a agenda inclui o Circo Lahetô, no dia 18, às 19h, e Anápolis, no dia 22, com apresentações às 10h e 19h no Teatro Municipal. A turnê se encerra em Pirenópolis, no dia 24 de maio, na Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPI), às 19h.

O projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc pelo Edital de Circo 06/2024, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura. Em Piranhas, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

 

Editado por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários