Iniciativa permite que contribuintes ajudem crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade sem nenhum custo adicional
![]() |
(Foto: Reprodução) |
Com o objetivo de incentivar pessoas físicas e jurídicas
a destinarem parte do Imposto de Renda (IR) para projetos sociais locais que
atendem crianças, adolescentes e idosos, a Prefeitura de Piranhas lançou a
campanha “Meu Leão Fica em Piranhas”. A iniciativa tem a participação da
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMDS), do
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).
Como doar
Em primeiro lugar, é preciso saber que, como pessoa física, na hora de declarar o seu Imposto de Renda, poderá destinar até 6%, sendo 3% para o Fundo da Infância e Adolescência e mais 3% para o Fundo do Idoso. E se é pessoa jurídica, pode doar diretamente aos dois fundos 1% do imposto devido.
É bom lembrar que quando o contribuinte decide fazer a doação, nenhum outro tipo de imposto lhe é acrescido, apenas parte do tributo que iria para o Governo Federal terá como destino as instituições cadastradas e que atuam nas áreas da infância e do idoso e estão aptas para receber os recursos.
Passo a passo
Ao concluir o preenchimento da sua declaração selecione a guia “Doações Diretamente na Declaração”, perceba que aparecerão duas abas, uma para “Criança e Adolescente” e uma para “Idoso”. A destinação do percentual do seu Imposto de Renda pode ser para os dois. Caso queira fazer a doação para minimizar as carências enfrentadas por instituições que cuidam de crianças, adolescentes e pessoas idosas em Piranhas, você deve indicar que quer contribuir com um fundo municipal, selecionando, em seguida, o que pretende contemplar e definindo o valor.
Em caso de dúvidas, procure o seu contador. Lembrando que o prazo de entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 e pagamento dos Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs), que garantirão a destinação, segue até o próximo dia 30 de maio, às 23h59.
0 Comentários