Com o Água Limpa quase seco, Saneago adota medidas emergenciais para garantir abastecimento de água em Piranhas

A companhia deve passar a usar a água do Rio Piranhas em caráter emergencial para evitar falta de água

Ponto de captação de água da Saneago no Ribeiro Água Limpa, em Piranhas (Foto: Divulgação/Saneago)

A cidade de Piranhas enfrenta uma crise hídrica preocupante devido uma extrema redução do nível de água do Ribeirão Água Limpa, fonte principal de captação de água para tratamento e distribuição pela Saneago. Em nota, a companhia informa que a situação é causada pela combinação do desmatamento com práticas inadequadas de manejo do solo na cabeceira do ribeirão, resultando em uma baixa infiltração de água no solo. Outro agravante é a escassez de chuvas.

De acordo com a Saneago, os níveis de água no Ribeirão Água Limpa atingiram uma redução quase total, colocando em risco o abastecimento de água no município de Piranhas. Caso não ocorram chuvas nos próximos dias, o ribeirão poderá secar, tornando ainda mais grave a situação.

Diante desse cenário crítico, a Saneago anunciou a implementação imediata de manobras emergenciais no Rio Piranhas, buscando assegurar o fornecimento de água à população.

A empresa ressalta a importância da colaboração de todos os cidadãos no uso consciente da água, enfatizando a necessidade de evitar desperdícios.

Leia a integra da nota da Saneago:

“Prezados cidadãos do Município de Piranhas.

As consequências da degradação ambiental chegaram ao nosso Ribeirão Água Limpa, de onde é captada a água para ser tratada pela SANEAGO e distribuída a população. O desmatamento e falta de manejo adequado do solo observados ao longo da cabeceira do ribeirão promoveram baixa infiltração de água no solo. Associado a falta de chuvas desse ano, o resultado foi a diminuição quase total dos níveis de água do ribeirão.

Caso não chova, o Agua Limpa irá secar em poucos dias.

Visando o atendimento de todos, a SANEAGO irá fazer manobras emergenciais no Rio Piranhas para não faltar água à população.

Sendo assim, a SANEAGO reitera a importância de não desperdiçar água.”

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Nossa EU vejo vizinha lavando a calçada todo dia é um espedisso de água todo dia

    ResponderExcluir