Vereador Claudimir Apolinário propõe retorno da Fanfarra Municipal de Piranhas

Parlamentar teve um requerimento aprovado na Câmara e proposta segue para análise do Poder Executivo. Ideia é criar um projeto que envolva os governos municipal e estadual

Vereador Claudimir Apolinário (Foto: Reprodução/Canal da Câmara de Vereadores de Piranhas no Youtube)

A Câmara de Vereadores de Piranhas aprovou, na última quinta-feira (16/02), um requerimento de retorno da Fanfarra Municipal. A solicitação de autoria do vereador Claudimir Apolinário (UB) foi aprovada de forma unanime e será encaminhada para análise do Poder Executivo.

 Ao justificar a sua propositura, Claudimir Apolinário afirma que o objetivo é incentivar a participação dos jovens, evitando que eles fiquem sujeitos ao mundo das drogas e outras situações que possam prejudicar o seu presente e futuro. Além disso, o parlamentar diz que o projeto pode proporcionar entretenimento e lazer para a população.

 O parlamentar disse ainda que a união esforços entre os governos municipal e estadual pode facilitar a reativação da Fanfarra Municipal. Segundo Claudimir Apolinário, a Coordenação Regional de Educação (CRE), da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc Goiás), pode ceder a maioria dos instrumentos musicais necessários, enquanto o Colégio Tecnológico (Cotec) Fernando Cunha Junior, instalado em Piranhas, tem cursos de formação disponíveis para os maestros.

“Com a parceria do Governo Municipal, Câmara de Vereadores e Governo do Estado, podemos resgatar uma parte da cultura muito importante para o município”, ressaltou, Claudimir.

 O que é uma Fanfarra?

(Foto: Reprodução)

 Quando falamos em fanfarra, logo se imagina um grupo de jovens uniformizados, marchando e tocando cornetas e bumbos num desfile cívico, tendo a sua frente meninas carregando as bandeiras do pavilhão nacional. Atualmente, uma fanfarra pode oferecer uma maior diversidade artística, e não só a música, sem deixar de trabalhar o civismo e a marcialidade tradicionais.

 Além do corpo musical e do pavilhão nacional, uma fanfarra pode apresentar:

 - corpo coreográfico: grupo que desenvolve movimentos de expressão corporal, movimentos de dança e movimentos coreográficos e de malabarismo com bastões e bandeiras.

 - balizas: grupo que desenvolve movimentos de balé, ginástica artística e ginástica rítmica e seus aparelhos – bola, arco, massas, fita, corda -, exigindo um grande aperfeiçoamento técnico.

 Até mesmo o corpo musical se encontra mais elaborado que as fanfarras de anos atrás, que possuíam apenas cornetas, caixas, bumbos e pratos.

 Agora são utilizados instrumentos de sopro como cornetas, cornetões, flugelhorns, trompas, bombardinos e tubas, todos adaptados para utilização em fanfarras.

 Também temos a disposição instrumentos de percussão erudita - tímpanos, metalofones, pratos sinfônicos, acessórios, etc. – e percussão popular – tumbadoras, triângulos, pandeiros, etc.

 Grande sucesso no município de Piranhas, principalmente nos anos 80 e 90, a Fanfarra Municipal teve centenas de integrantes ao longo de sua história e era convocada para participar de eventos importantes, como o aniversário da cidade, visita de autoridades e outros.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários