Em Piranhas, 305 cidadãos precisam atualizar dados do CadÚnico para não perderem benefícios; veja lista

Ação faz parte de um processo de averiguação cadastral unipessoal realizado pelo Ministério da Cidadania e é voltado para famílias unipessoais, compostas por uma única pessoa

(Foto: Reprodução)


305 moradores do município de Piranhas inscritos de maneira individual no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) devem atualizar seus dados através do processo de averiguação cadastral unipessoal iniciado pelo Ministério da Cidadania no mês de novembro deste ano.

A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social nesta quarta-feira (7/12). A pasta também divulgou uma lista (veja clicando aqui) com o nome de todos que devem atualizar os dados do CadÚnico  no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), que fica localizado no antigo prédio da Prefeitura de Piranhas, na Avenida Brasil Central, nº 974, Centro. O atendimento ocorre das 7h às 13h.

Entenda

O modelo em que o individuo é o único inscrito em um número do CadÚnico é chamado de Família Unipessoal. Com foco neste grupo, o Ministério da Cidadania iniciou um processo de averiguação cadastral daqueles que tiveram cadastros incluídos ou atualizados entre novembro de 2021 a outubro de 2022, com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo (R$ 606).

No processo, foram utilizadas as bases de outubro de 2022 do Cadastro Único e do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC), quando foi observado um aumento gradativo do número de famílias unipessoais que se intensificou após novembro de 2021, passando de 8.929.623 milhões para 13.912.102 milhões em outubro de 2022. O que levou o Ministério da Cidadania buscar compreender o motivo pelo qual houve esse aumento.

Com isso, os gestores e entrevistadores da área social das prefeituras devem apurar, seja por meio de visita domiciliar ou abordagem qualificada, para identificar se a família é realmente unipessoal ou não.

Alerta

O Ministério da Cidadania alerta para o fato de que as famílias incluídas em averiguação cadastral unipessoal devem atualizar seus dados do para evitar o cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou, até mesmo, serem excluídas do CadÚnico.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários