Prefeitura de Piranhas retira obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos

Decisão acompanha nota de recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e leva em consideração a cobertura vacinal no município

(Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Piranhas decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos. A determinação acompanha a Nota de Recomendação 3/2022 publicada pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) onde é dado o aval para a flexibilização. A nova regra vale a partir desta sexta-feira (11/03) e consta do Decreto Municipal 049/2022.
 
De acordo com a recomendação da SES-GO, os municípios que tenham a cobertura vacinal de primeiras doses maior ou igual a 75% na população de 5 anos e mais já podem retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. Para a análise desse percentual, são considerados os dados consolidados pela pasta que mostram que, até o momento da publicação desta reportagem, Piranhas já havia vacinado 92,53% da sua população elegível com, pelo menos, uma dose dos imunizantes contra a covid-19.
 
O documento, que traz esta nova medida no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Piranhas, esclarece que as pessoas que desejarem podem continuar usando máscara em todos os locais. É recomendado ainda o uso do equipamento de proteção para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, não vacinadas e com síndrome gripal, mesmo em ambientes abertos e sem aglomeração.
 
A Prefeitura ressalta que continua obrigatório o uso de máscara em áreas abertas onde haja aglomeração, bem como em locais fechados, sejam eles públicos ou privados, como escolas, comércios em geral, indústrias, igrejas, dentre outros.


Casos ativos de covid-19
 
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na terça-feira (8/03), Piranhas tem 34 casos ativos de covid-19 – que é quando o paciente ainda não se recuperou da doença e é um potencial transmissor do novo coronavírus. A pasta informou ainda que todos os pacientes estão isolados em suas respectivas residências se recuperando sem necessidade de hospitalizações.
 
Vacinação
 
Até o momento, a imunização contra o novo coronavírus já alcançado 9.624 piranhenses com, pelo menos, uma dose de uma das vacinas disponíveis, o que representa 92,53% da população vacinável que inclui aqueles a partir de 5 anos, conforme dados consolidados e publicados pela SES-GO. 8.631 já completaram o ciclo vacinal com duas doses ou dose única de vacina, o que significa 82,98% do público. Além disso, 3.679 pessoas já receberam doses de reforço. No total, já foram aplicadas 22.079 doses.

Por Jotta Oliveira - do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários