Uso da tecnologia baseada em inteligência artificial tem o objetivo de agilizar atendimentos, ampliar elucidação de crimes e integrar câmeras públicas e privadas em todo o Estado
![]() |
Governador Ronaldo Caiado e vice-governador Daniel Vilela
durante lançamento da ferramenta IA Contra o Crime que incorpora inteligência
artificial à segurança pública (Foto: Divulgação/Secom Goiás) |
O sistema de segurança pública de Goiás passou a contar
com o uso da Inteligência Artificial (IA) no trabalho das forças policiais. O
novo sistema, denominado IA Contra o Crime, foi apresentado nesta segunda-feira
(26/1) pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e pelo vice-governador
Daniel Vilela (MDB), durante evento realizado no Centro Cultural Oscar
Niemeyer, em Goiânia.
A solução tecnológica tem como objetivos ampliar a agilidade no atendimento às ocorrências, reduzir o tempo de elucidação de crimes e aumentar a efetividade do policiamento em todo o Estado. “O crime evolui e fica sofisticado. Mas nós em Goiás estamos à frente disso. [Nossa nova tecnologia] mostra que não é interessante para o bandido vir para Goiás. Seja pelo ar, água ou terra, por onde ele chegar, vai encontrar a polícia mais bem equipada”, comentou Caiado.
Com a integração da IA a câmeras de segurança, o sistema permite a rápida identificação de veículos e pessoas suspeitas de envolvimento em crimes. Para isso, são cruzados dados fornecidos por vítimas e policiais, como localização, horário, vestimentas e características de veículos, incluindo cor e fragmentos de placa. A partir dessas informações, a plataforma realiza buscas automáticas para traçar rotas e localizar suspeitos, com compartilhamento em tempo real entre as forças policiais.
Implantado há seis meses nos municípios de Luziânia e Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, o sistema já está presente em nove cidades da região e resultou em um aumento de 80% na solução de crimes. Responsável por liderar o projeto, o vice-governador Daniel Vilela informou que a próxima etapa é a expansão para a capital. “Já estamos instalando em Goiânia e Aparecida. O próximo passo é concluir, até o fim de fevereiro, toda a Região Metropolitana. E vamos avançar para outras regiões até abril”, projetou.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, acrescentou que a instalação do sistema também contempla cidades turísticas e de fronteira. “Todo o Estado será contemplado. Serão mais de 22 mil câmeras”, afirmou.
![]() |
Governador Ronaldo Caiado, vice-governador Daniel Vilela
e tropas da polícia goiana durante o lançamento da ferramenta IA Contra o Crime
(Foto: Divulgação/Secom Goiás) |
A tecnologia do IA Contra o Crime é fornecida pelo Consórcio Goiás da Paz, vencedor de processo de licitação pública. A ferramenta consiste em um software de inteligência policial desenvolvido por brasileiros com experiência no Vale do Silício, nos Estados Unidos. A plataforma permite o compartilhamento de alertas entre municípios e será integrada a câmeras de videomonitoramento públicas e privadas, incluindo equipamentos instalados em comércios e condomínios.
De acordo com o Governo de Goiás, os resultados do projeto piloto no Entorno do Distrito Federal indicam que a ferramenta já contribuiu para a solução de 860 ocorrências, com a recuperação de 500 veículos, além de apoio em 40 casos de homicídio ou tentativa e 80 registros de furtos e roubos a comércios e residências. O balanço aponta ainda uma melhora de 60% na taxa de recuperação de veículos em um período de três meses e, na primeira cidade atendida, apoio à resolução de cerca de um terço das prisões relacionadas a crimes prioritários.


0 Comentários