Acordo garante a continuidade administrativa e acadêmica dos Cotecs em 16 municípios e mais de 90 unidades descentralizadas após o fim do convênio com a UFG
![]() |
| (Foto: Hemmyle Oliveira/Correio Goiano) |
A Secretaria da Retomada e a Fundação Cultural e de
Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) formalizaram um
contrato para a gestão administrativa e acadêmica da rede de Colégios
Tecnológicos do Estado (Cotecs), iniciativa que busca ampliar o alcance das
políticas de profissionalização e inclusão produtiva em Goiás.
A rede dos Cotecs é composta por 16 unidades instaladas em municípios goianos, entre eles Caiapônia e Piranhas. Além dessas estruturas físicas, o sistema conta ainda com mais de 90 unidades descentralizadas, como a de Aragarças, que oferecem formação profissional gratuita por meio de cursos de capacitação, qualificação e formação técnica de nível médio.
A Fadex foi criada em 2005 com a missão de apoiar instituições de ensino públicas e privadas em todo o território nacional, atuando em programas e projetos nas áreas cultural, de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Atualmente, a fundação opera junto à Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a outras instituições no Piauí, além de desenvolver atividades nos estados do Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Goiás. No território goiano, a Fadex presta apoio à Universidade Federal de Catalão (UFCAT).
Para chancelar as iniciativas que apoia, a fundação é credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o que a habilita a executar projetos vinculados à área educacional e científica.
A Fadex assume a gestão dos Cotecs após o encerramento do convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que vinha sendo executado por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE). Esse acordo foi iniciado em 202 e tinha vigência prevista de quatro anos, com término em dezembro de 2025.

0 Comentários