TCM-GO concede Selo Ouro ao município de Piranhas durante a Premiação da Transparência dos Municípios Goianos

Município avançou 61 posições no Ranking da Transparência da Corte de Contas em 2025 ao cumprir 100% dos critérios essenciais do PNTP e se destacar entre as administrações públicas de Goiás

Prefeito Professor Fábio Lasserre recebeu a premiação ao lado da servidora Flávia Oliveira, que é a reponsável pela alimentação de dados do Portal da Transparência da Prefeitura de Piranhas (Foto: Divulgação)

O município de Piranhas foi reconhecido com o Selo Ouro durante a Premiação da Transparência dos Municípios Goianos, iniciativa do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO). A certificação reconhece prefeituras e câmaras municipais que se destacaram pela excelência na oferta de informações públicas, pelo fortalecimento do controle social e pelo cumprimento dos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

A solenidade de entrega do prêmio ocorreu na manhã desta terça-feira (16/12), no Auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia. A premiação foi recebida pelo prefeito Professor Fábio Lasserre (PRD) e pela servidora municipal Flávia Oliveira, responsável pela alimentação de dados do portal oficial da Prefeitura de Piranhas na internet.

De acordo com Flávia Oliveira, o município apresentou um importante avanço no Ranking da Transparência do TCM-GO, saltando 61 posições. Piranhas saiu da 87ª colocação em 2024 para alcançar o 26º lugar em 2025, ao obter a nota 89,93 e atender a 100% dos critérios essenciais exigidos pela Corte de Contas. “Com esse importante avanço, reafirmamos o nosso compromisso com a responsabilidade, a ética e a transparência na execução das atividades, sempre visando o melhor para a administração pública e para a população. Tudo isso se deve ao grande esforço coletivo que envolve toda a gestão municipal”, afirmou.

O prefeito Professor Fábio destacou a importância do reconhecimento e o papel da equipe municipal no resultado alcançado. “É o nosso primeiro ano de gestão e a primeira vez que o município recebe o Selo Ouro. É uma honraria que demonstra a preocupação que temos em ser claros e transparentes, mostrando à população onde os recursos públicos estão sendo aplicados”, afirmou.

Segundo o chefe do Executivo piranhense, o objetivo é manter o trabalho contínuo para que o município avance ainda mais nos próximos ciclos de avaliação. “Não sou eu quem digo, é o Tribunal de Contas dos Municípios que reconhece que somos Ouro. É compromisso com você, com a população e com todas as instituições. Vamos continuar trabalhando por uma cidade cada vez melhor”, concluiu.

Durante a cerimônia que também premiou outros municípios goianos, o presidente do TCM-GO, conselheiro Joaquim de Castro, citou o jurista norte-americano Louis D. Brandeis ao afirmar que “o melhor desinfetante contra o desvio e a corrupção é mostrar o que acontece à luz do dia”. Ele ressaltou que a transparência é um instrumento essencial para prevenir irregularidades, fortalecer a confiança da sociedade nas instituições públicas e garantir que as ações do poder público sejam acompanhadas, compreendidas e avaliadas pelos cidadãos.

O procurador do Ministério Público de Contas, José Américo da Costa Júnior, afirmou que a premiação coroa a trajetória da Lei de Acesso à Informação e reforça o papel da transparência no fortalecimento do controle social. Já o defensor público-geral do Estado, Thiago Gregório Fernandes, destacou que a transparência é um pressuposto do princípio republicano da democracia e enalteceu a atuação dos Tribunais de Contas como facilitadores do acesso à Justiça.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários