Piranhas alcança a maior nota de Goiás e recebe Selo Diamante em avaliação de boa governança, ética e transparência na gestão pública

Município foi premiado em programa da Controladoria-Geral do Estado de Goiás em parceria com o TCM-GO e a FGM. Prefeitura também recebeu recurso financeiro e computadores

(Foto: Divulgação)

O município de Piranhas se tornou o primeiro e único de Goiás a receber nota superior a 98% e o Selo Diamante em todas as edições do Programa de Compliance Público Municipal (PCM), promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) e a Federação Goiana dos Municípios (FGM). A premiação foi entregue ao prefeito Professor Fábio Lasserre (PRD), secretários e outros servidores municipais durante o Encontro Anual de Gestores, realizado nesta quarta-feira (3/12), no Centro de Convenções de Goiânia, como parte da programação da Semana Internacional Contra a Corrupção de 2025.

Piranhas conquistou a primeira colocação na Categoria 3, que reúne cidades goianas com população entre 8,1 mil e 20 mil habitantes. De acordo com os organizadores, o município registrou o melhor desempenho geral da quarta edição, ultrapassando 98% de conformidade no programa. Como reconhecimento, recebeu o novo Selo Diamante, premiação financeira de R$ 57 mil e quinze computadores que fortalecerão a gestão municipal e apoiarão a continuidade das ações de melhoria.

(Foto: Divulgação)

O Programa de Compliance Público Municipal foi implantado em Piranhas em maio deste ano, por meio do Decreto Municipal nº 170/2025. A iniciativa representa um esforço conjunto entre Estado e município para reforçar práticas de boa governança, ética e transparência. Inspirado no Programa de Compliance Público Estadual (PCP), lançado em 2019, o PCM busca garantir conformidade legal e moral na administração pública, além de aprimorar os serviços prestados à população com foco em gestão de riscos, ética, transparência e ouvidoria.

Entre as ações implementadas pela Prefeitura de Piranhas está a instituição, em setembro deste ano, do Código de Ética e Conduta Profissional para os servidores municipais, que formaliza princípios, valores e regras obrigatórias a todos os ocupantes de cargos no Executivo.

Ao comentar o reconhecimento estadual, o prefeito Professor Fábio Lasserre destacou o trabalho de todos os servidores municipais envolvidos. Ele celebrou o fato de Piranhas ser “o único município do Estado de Goiás a receber o Selo Diamante” e afirmou que a conquista é motivo de orgulho. Segundo o chefe do Executivo piranhense, o prêmio reflete o empenho da gestão em seu primeiro ano de mandato e reforça o compromisso com a entrega de resultados à população. “Vamos continuar trabalhando para entregar cada vez mais excelência”, afirmou.

Durante o evento, o secretário-chefe da CGE-GO, Marcos Tadeu de Andrade, ressaltou os avanços da quarta edição do programa, marcada por adesão recorde de municípios e maior alcance entre cidadãos. “A nossa esperança, que vem se realizando na região da quarta edição, é que esse programa possa chegar aos mesmos resultados que o PCP, o Programa de Compliance Público de Goiás. Hoje, nosso Estado é o mais transparente do Brasil, fruto desse programa”, afirmou.

O conselheiro do TCM, Valcenôr Braz de Queiroz, representante do presidente da instituição, Joaquim Neto, enfatizou o entusiasmo com o PCM e o interesse em ampliar a parceria. Na mesma linha, a vice-presidente da FGM, Ana Paula Machado, destacou a importância da metodologia aplicada. Para ela, o programa “é um caminho para combatermos a corrupção, tendo a orientação de órgãos competentes que fazem um trabalho de excelência”.

A coordenadora do PCM 2025 e gerente de Educação Cidadã da CGE, Marcella Chaves Borges Sarto, elogiou o comprometimento dos municípios participantes. “Aceitaram o desafio de romper rotinas, rever procedimentos, modernizar estruturas e abrir suas portas para que o controle interno e a transparência se tornassem protagonistas”, afirmou.

Sobre o PCM 2025

A edição deste ano contou com a participação de 44 municípios, sendo a maior desde a criação do programa, impactando diretamente 1,9 milhão de cidadãos. Os demais premiados receberam os selos bronze, prata e ouro, de acordo com a pontuação alcançada. E também foram contemplados com equipamentos de informática e recursos financeiros.

Para alcançar todos esses resultados, mais de 3 mil capacitações foram realizadas ao longo do ano, com acompanhamento individualizado em cada município. A equipe do PCM 2025 contou com 17 mentores — o maior número de profissionais já mobilizados pela iniciativa.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários