Lucas Junqueira é eleito presidente da Câmara Municipal de Piranhas para 2026

Chapa única recebeu oito votos favoráveis e um contrário. Nova Mesa Diretora toma posse no próximo dia 1º de janeiro

Vereador Lucas Junqueira presidirá a Câmara Municipal de Piranhas em 2026 (Foto: Hemmyle Oliveira/Correio Goiano)

O vereador Lucas Junqueira (PRD) foi eleito para presidir a Câmara Municipal de Piranhas durante o ano de 2026. A eleição ocorreu na noite desta terça-feira (17/12), em sessão ordinária do Legislativo. A chapa encabeçada pelo parlamentar foi a única registrada para a disputa e recebeu oito votos favoráveis e um contrário do vereador Wesley Faustino (PL).

O próximo chefe do Legislativo piranhense tem 33 anos e cumpre seu primeiro mandato como vereador. Ele foi o candidato mais votado nas eleições municipais de 2024, com 494 votos. Atualmente, o parlamentar ocupa o cargo de vice-presidente da Casa de Leis que é presidida por Irmão Silas.

Além de Lucas Junqueira na presidência, a Mesa Diretora para o próximo ano será composta por Fernando Lizardo, como vice-presidente; Carmino Leite Ferreira, no cargo de 1º secretário; e Gerlan Enfermeiro, como 2º secretário.

Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Piranhas (Foto: Hemmyle Oliveira/Correio Goiano)

A Mesa Diretora é responsável por ordenar e gerir o funcionamento da Câmara Municipal, garantindo a organização e a regularidade das atividades legislativas. Cabe ao presidente, entre outras atribuições, decidir quais projetos de lei, tanto do Legislativo quanto do Executivo, serão encaminhados ao plenário para análise e votação.

Entre as funções da presidência também estão a representação do Poder Legislativo junto às autoridades públicas e à sociedade civil, a condução dos trabalhos institucionais, a autorização de despesas, a prestação de contas dos gastos, a assinatura da correspondência oficial e a convocação de reuniões.

Conforme estabelece o Regimento Interno da Casa, a sessão solene de posse da nova Mesa Diretora está prevista para o dia 1º de janeiro, às 9h, no plenário da Câmara Municipal.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários