Bancos terão horário de atendimento reduzido nesta quarta-feira (24), véspera de Natal

Segundo a Febraban, atendimento presencial ocorre das 9h às 11h. Último dia do ano com expediente normal para todas as operações presenciais será 30 de dezembro

Agência do Banco do Brasil em Piranhas (Foto: Reprodução)

Com a chegada das festas de final de ano, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta os clientes para os horários diferenciados de atendimento nas datas que antecedem os feriados. Nesta quarta-feira (24/12), véspera de Natal, o expediente bancário será reduzido, com atendimento presencial ao público das 9h às 11h, no horário de Brasília.

A orientação da Febraban é para que os clientes se programem e realizem, dentro desse intervalo, os serviços que dependem exclusivamente do atendimento presencial nas agências.

Nos feriados de 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal), não haverá expediente bancário. Nessas datas, também não serão realizadas compensações bancárias, incluindo operações de TED. Apenas o PIX, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos feriados, seguirá disponível normalmente.

A Febraban informa ainda que, após o feriado de Natal, os bancos retomam o atendimento normal nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, nas localidades onde não houver feriado municipal. O último dia do ano com expediente normal para todas as operações bancárias presenciais será 30 de dezembro. Já no dia 31 de dezembro, não haverá atendimento bancário nem compensações.

Em relação aos pagamentos, contas de consumo como água, energia elétrica e telefone, com vencimento nos dias 25/12, 31/12 e 01/01, poderão ser quitadas no dia útil seguinte, sem acréscimo de juros ou multa. Por outro lado, tributos e impostos com vencimento em feriados ou em dias sem compensação bancária devem ter o pagamento antecipado, a fim de evitar encargos.

A Febraban reforça que os canais eletrônicos continuam sendo uma alternativa prática e segura durante todo o período. Caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, atendimento telefônico e correspondentes bancários permitem a realização da maioria das operações, como pagamento de contas, transferências, consultas de saldo e extrato. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos também podem ser pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários