População deve evitar colher frutas em mangueiras próximas à fiação elétrica
A chegada da temporada de mangas em Goiás traz um alerta
importante sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica. Com muitas
mangueiras localizadas próximas à fiação, a Equatorial Goiás, responsável pela
distribuição de energia elétrica no Estado, tem reforçado orientações de
segurança para prevenir incidentes durante a colheita das frutas.
De acordo com a executiva de Segurança do Trabalho da companhia, Suzane Caires, os riscos aumentam nesta época do ano. “Muitas pessoas aproveitam a época para colher mangas com varas ou subindo nas árvores e, nestes casos, a recomendação é sempre agir com cuidado e manter distância dos fios”, destaca.
A empresa orienta que nunca sejam utilizados objetos metálicos ou varas longas para alcançar frutas próximas aos cabos da rede elétrica. Além disso, subir em árvores que estejam em contato ou muito próximas da fiação representa perigo elevado de choque elétrico. O ideal é colher as frutas em locais abertos e seguros, onde não haja risco de proximidade com a rede.
Outra recomendação da Equatorial Goiás é não tentar recuperar objetos presos ou próximos aos fios elétricos. Segundo a distribuidora, apenas técnicos devidamente treinados e equipados podem realizar esse tipo de intervenção.
Em situações de emergência, a empresa mantém canais de atendimento disponíveis 24 horas por dia. Em caso de acidente ou risco iminente envolvendo a rede elétrica, o contato deve ser feito imediatamente pelo telefone 0800 062 0196 ou pelo aplicativo Equatorial Energia. Em situação com feridos, os serviços de socorro disponíveis na localidade devem ser acionados como, por exemplo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do número 192, e o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

0 Comentários