Cidade terá desfile cívico com a participação de escolas, forças de segurança, fanfarras, Banda da PMGO, igrejas e outras entidades públicas e privadas. Evento será encerrado com almoço gratuito para todos os presentes
![]() |
(Foto: Hemmyle Oliveira/Correio Goiano) |
As comemorações
pelos 72 anos de emancipação política do município de Piranhas terão desfile cívico
e almoço gratuito para toda a população piranhense. A programação oficial foi
divulgada pela Prefeitura Municipal nesta segunda-feira (6/10).
O evento será realizado pela administração municipal, com apoio da Câmara de Vereadores. Todas as secretarias municipais estarão envolvidas, além de outras entidades públicas e privadas.
O Desfile Civico terá início às 7h30 da manhã, com saída da Praça Santo Antônio, no Centro da cidade, e seguirá pela Avenida Brasil Central até a Praça Joaquim Teodoro Leite (Praça da Pedra). Entre os participantes confirmados estão a Fanfarra Municipal de Piranhas, a Fanfarra de Aragarças, a Banda da Polícia Militar do Estado de Goiás, unidades das redes municipal, estadual e particular de ensino, equipes das secretarias municipais, igrejas e outras entidades civis. Também está prevista a presença das forças de segurança da região, que participarão com agentes e viaturas das corporações.
Logo após o desfile, a partir das 12h, será servido um almoço gratuito para todos os presentes na Praça Joaquim Teodoro Leite (Praça da Pedra), encerrando a manhã de comemorações.
72 anos de história
O nascimento de Piranhas remonta a 1948, quando a construção da rodovia que ligava Caiapônia a Aragarças levou técnicos e operários da Fundação Brasil Central a acamparem às margens do Rio Piranhas. Liderados por Álvaro Antônio de Amorim, eles iniciaram a formação de um povoado que recebeu o nome do rio.
O rápido crescimento da comunidade foi impulsionado pela fertilidade das terras e pela produção agrícola. Em 11 de novembro de 1952, Piranhas foi elevada à condição de distrito de Caiapônia, e, no ano seguinte, pela Lei Estadual nº 812, de 14 de outubro de 1953, conquistou sua emancipação política, sendo oficialmente instalada como município em 1º de janeiro de 1954.
Atualmente, Piranhas — localizada a 310 quilômetros de Goiânia e a 510 de Brasília — vive um período de crescimento econômico, impulsionado principalmente pelo setor agropecuário.
Com cerca de 12 mil habitantes, o município também se destaca pelo seu potencial turístico, reunindo cachoeiras, serras, vales e formações rochosas que atraem visitantes em busca de lazer, contato com a natureza e da hospitalidade característica de seu povo.
0 Comentários