Rede municipal de saúde de Piranhas terá médico especialista para exame que previne câncer de colo do útero

Município receberá profissional para realização de colposcopia por meio do programa federal Agora Tem Especialistas. Atendimentos devem começar ainda este ano

Hospital Municipal Cristo Redentor, em Piranhas (Foto: Hemmyle Oliveira/Correio Goiano)

O Ministério da Saúde selecionou 501 médicos para atuar em todo o país por meio do programa Agora Tem Especialistas e, do total, Goiás contará com 18 profissionais que atenderão em Piranhas e outros 12 municípios.

A iniciativa do Governo Federal, desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS), tem como objetivo reduzir o tempo de espera por consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é oferecer atendimento mais ágil e eficiente à população, de acordo com as demandas regionais.

Em Piranhas, o programa garantirá a chegada de um especialista para a realização de colposcopia, exame ginecológico que utiliza o colposcópio (equipamento com lentes de aumento) para analisar detalhadamente colo do útero, vagina e vulva, identificando possíveis inflamações ou lesões precursoras do câncer de colo do útero.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dionlson Sebastião Pereira da Silva, a adesão ao programa aconteceu logo após ele assumir a chefia da pasta em julho deste ano. Ele destacou que a previsão é de que os atendimentos sejam iniciados ainda este ano.

 “O Ministério da Saúde já entrou em contato conosco para dar início aos trâmites da implementação do programa em nosso município. Foi definida como nossa responsabilidade a aquisição do equipamento usado nos exames, e isso já está sendo providenciado. Após a compra do colposcópio, o especialista começará a atender semanalmente”, afirmou Dionlson.

Para definir os municípios contemplados, o Ministério da Saúde levou em consideração as demandas do SUS, a capacidade instalada da rede pública e o deslocamento da população até os locais de atendimento.

Além de Piranhas, também serão beneficiados os municípios goianos de Luziânia (3 médicos), Hidrolândia (2), Iporá (2), Senador Canedo (2), Aparecida de Goiânia (1), Águas Lindas de Goiás (1), Rio Verde (1), Porangatu (1), São Miguel do Araguaia (1), Crixás (1), Silvânia (1) e Itaberaí (1).

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários