Prefeitura de Piranhas instalará pontos de apoio a romeiros que irão para a tradicional Festa da Capelinha

Estrutura será oferecida ao longo da GO-188, com água, frutas e kits de primeiros socorros; celebração em Louvor ao Divino Pai Eterno acontece nos dias 5 e 6 de julho na zona rural do município

Todos os anos, fiéis percorrem em romaria a GO-188 até o Morro da Capelinha, em agradecimento ao Divino Pai Eterno por bênçãos recebidas ou em busca de milagres Foto: Hemmyle Oliveira/Correio Goiano)

A Prefeitura Municipal de Piranhas está executando uma ação de auxílio aos participantes da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, popularmente conhecida como Festa da Capelinha, que será realizada no próximo fim de semana, nos dias 5 e 6 de julho, na zona rural do município. Dois pontos de apoio estão sendo instalados ao longo da rodovia GO-188, trajeto percorrido por romeiros que seguem a pé até o Morro da Capelinha.

Anualmente, fiéis percorrem em romaria a GO-188 até o Morro da Capelinha, entre Piranhas e Doverlândia, em agradecimento ao Divino Pai Eterno por bênçãos recebidas ou para pedir um milagre. A previsão é que os romeiros iniciem o percurso na sexta-feira (4/07), com a participação de grupos do município de Piranhas e de outras cidades da região.

Primeiro ponto de apoio ficará há cerca de doze quilômetros do perímetro urbando de Piranhas (Foto: Hemmyle Oliveira/Correio Goiano)

O primeiro ponto será montado a cerca de doze quilômetros do perímetro urbano de Piranhas, após o local conhecido como Pé de Galinha, nas proximidades da ponte sobre o Córrego da Rapadura. O segundo será instalado aproximadamente treze quilômetros adiante, nas imediações do ponto de wi-fi gratuito existente na rodovia.

Os pontos de apoio contarão com oferta de água potável, frutas, estrutura para higienização das mãos e kits de primeiros socorros.

Segundo ponto será instalado aproximadamente 25 quilômetros da cidade, nas imediações do ponto de wi-fi gratuito existente na GO-188 (Foto: Hemmyle Oliveira/Correio Goiano)

O local onde a festa é realizada também passou a contar com energia elétrica a partir desta edição, resultado de uma ação conjunta da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Piranhas junto à concessionária Equatorial Goiás.

A programação religiosa inclui, no sábado (5/07), a tradicional chegada das bandeiras. No domingo (6/07), uma missa campal será celebrada às 9h, no alto do Morro da Capelinha, seguida de um almoço gratuito para todos os presentes. Tradicionalmente, o evento também conta com baile com música ao vivo, além da comercialização de comidas e bebidas.

Os festeiros Idalvina Rodrigues da Silva Lopo e Manoel Lopo Montalvão alertam que, para preservar o ecossistema do Morro da Capelinha, está proibido o uso de fogos de artifício e recipientes de vidro durante as celebrações religiosas.

Uma devoção de mais de nove décadas

A Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno é celebrada em Piranhas há mais de 90 anos, desde que o fazendeiro Sebastião José de Faria, curado de uma doença misteriosa, construiu uma capela no alto de um morro, em 1933, como forma de gratidão. Desde então, a devoção tem reunido centenas de fiéis todos os anos, mantendo viva uma das mais importantes tradições religiosas do município de Piranhas e de toda a região.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários