Fraude no INSS: Agência dos Correios de Piranhas inicia atendimento a aposentados e pensionistas

Iniciativa faz parte de ação nacional em parceria com a Previdência Social e oferece suporte gratuito a beneficiários que enfrentam dificuldades com os canais digitais

Agência dos Correios do município de Piranhas (Foto: Hemmyle Oliveira/Correio Goiano)

A agência dos Correios de Piranhas, localizada na Avenida Brasil Central, nº 764, no Centro da cidade, passou a oferecer atendimento presencial a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificaram descontos indevidos em seus benefícios. A medida integra uma ação nacional que teve início na última sexta-feira (30/05), abrangendo 5.033 agências dos Correios no Brasil.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, voltada principalmente aos segurados que enfrentam dificuldades com os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135. Importante destacar que os postos de atendimento do INSS não participam dessa ação — o atendimento presencial ocorre exclusivamente nas agências dos Correios.

Em Piranhas, os beneficiários do INSS que se dirigirem à agência poderão:

Verificar se houve desconto não autorizado;

Solicitar a contestação de cobranças;

Confirmar autorizações previamente dadas;

Acompanhar o andamento das contestações;

Avaliar e contestar documentos apresentados por associações;

Receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais.

Segundo o governo federal, a ida até uma agência dos Correios é uma alternativa opcional. Como os descontos já foram suspensos e a devolução dos valores indevidamente retidos já está em andamento, não há necessidade de pressa ou formação de filas.

Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Não é necessário levar extrato bancário, contracheque ou comprovante de inscrição. Caso o beneficiário não possa comparecer pessoalmente, um representante legal poderá realizar a consulta das informações mediante apresentação de uma procuração autenticada. O atendimento é gratuito, com prioridade garantida a aposentados e pensionistas.

Alerta contra golpes

Os beneficiários devem estar atentos a possíveis tentativas de golpe. Ninguém está autorizado a ir até a casa dos aposentados ou pensionistas em nome do INSS ou dos Correios. Em caso de dúvidas, os únicos canais seguros são:

Aplicativo Meu INSS;

Site meu.inss.gov.br;

Central telefônica 135;

Agências dos Correios.

 

Editado por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

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