Saúde alerta para aumento de doenças respiratórias em crianças e adolescentes

Secretaria reforça a importância da prevenção com a imunização contra a Covid e a Influenza

(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu um alerta para a população sobre a necessidade de reforçar os cuidados na prevenção de doenças respiratórias, especialmente entre crianças e adolescentes. O aviso ocorre em razão do aumento de casos previsto para este período sazonal, que coincide com o retorno das aulas e o pós-Carnaval.

De acordo com a SES-GO, até o momento, já foram registradas 836 notificações de doenças respiratórias entre crianças e adolescentes em Goiás. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 638 casos, demonstrando um crescimento significativo.

Importância da vacinação

Para evitar a contaminação e o agravamento das doenças respiratórias, a SES-GO orienta os pais e responsáveis a manterem a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes atualizada. A imunização contra a Covid-19 e a Influenza é fundamental para a prevenção e controle da disseminação desses vírus.

Medidas de prevenção

Além da vacinação, a Secretaria destaca a importância da adoção de medidas preventivas para evitar a propagação das doenças. Entre elas, estão:

Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;

Utilizar álcool em gel quando não houver disponibilidade de água e sabão;

Usar máscara de proteção ao apresentar sintomas respiratórios;

Dar preferência a ambientes arejados e bem ventilados.

Riscos e complicações

A SES-GO explica que a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) engloba casos de síndrome gripal que podem evoluir para o comprometimento da função respiratória, frequentemente levando à hospitalização. Os principais causadores dessas infecções são vírus respiratórios, como Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e SARS-CoV-2, além de bactérias, fungos e outros agentes patogênicos.

Um dos problemas mais preocupantes é o risco de agravamento para bronquiolite, uma infecção viral do trato respiratório que afeta principalmente crianças menores de dois anos. O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é o principal agente causador da doença.

Em janeiro deste ano, 97 crianças precisaram de internação em unidades estaduais devido à bronquiolite. Em fevereiro, esse número saltou para 202 internações, evidenciando a gravidade do cenário.

Diante desse quadro, a SES-GO reforça a necessidade de que pais e responsáveis redobrem os cuidados e sigam as orientações para minimizar os riscos de propagação das doenças respiratórias no estado.

 

Editado por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários