Vídeo traz abordagem dramática, retratando um grupo de foliões em um avião que sofre uma pane e começa a cair
![]() |
Com imagens impactantes, campanha quer sensibilizar população sobre os riscos de misturar álcool e direção (Foto: Divulgação/Detran-GO) |
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO)
lançou uma campanha de conscientização para alertar sobre os riscos de
acidentes no trânsito durante o período de Carnaval. A iniciativa visa
sensibilizar motoristas e reforçar a necessidade de uma condução responsável,
sem o consumo de álcool.
A campanha parte do raciocínio de que acidentes aéreos costumam gerar grande comoção na sociedade e na mídia, enquanto os acidentes de trânsito, embora causem um número muito maior de vítimas fatais, nem sempre recebem a mesma atenção. Apenas em 2024, Goiás registrou 1.021 mortes no trânsito, um número sete vezes superior ao total de óbitos em acidentes aéreos em todo o Brasil no mesmo período.
Para transmitir essa mensagem, um filme publicitário foi produzido, onde um grupo de foliões embarca em um avião que sofre uma pane e começa a cair. Durante a queda, a narrativa estabelece um paralelo com os mesmos foliões dirigindo em alta velocidade, evidenciando os perigos da combinação entre bebida e direção. O desfecho do filme reforça a mensagem principal da campanha: “Não saia do bloco para entrar na estatística”.
Além do vídeo, destroços de aviões serão içados por guindastes e posicionados em pontos estratégicos das principais avenidas de Goiânia e em cidades com maior movimentação de foliões. Cada instalação contará com um banner gigante exibindo a mensagem da campanha. O objetivo é proporcionar uma experiência sensorial intensa, comparando a sensação de estar em um avião prestes a cair com o perigo real de dirigir sob efeito de álcool.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, destacou a importância da campanha: “Precisamos adotar estratégias cada vez mais impactantes para sensibilizar a população sobre os riscos de misturar álcool e direção. Nosso objetivo é salvar vidas e garantir que todos aproveitem o Carnaval com segurança”.
No Carnaval, a recomendação é clara: se for beber, não dirija.
0 Comentários