Objetivo e imunizar crianças com menos de 5 anos
(Foto: Reprodução) |
O Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (27/05),
a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e, com isso, a Secretaria
Municipal da Saúde de Piranhas já disponibilizou dois pontos de imunização. Até
o próximo dia 14 de junho, as unidades 1 e 3 do programa Estratégia Saúde da
Família (ESF) estarão vacinando crianças menores de 5 anos.
Durante a campanha, as salas de vacina de Piranhas estarão realizando a vacinação de segunda à sexta-feira (exceto em feriados), das 8h às 10h30 e das 13h às 16h. O objetivo é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença.
O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do vírus.
No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução da doença pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não a paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
A campanha deste ano é ainda mais importante porque o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite, as conhecidas gotinhas, para apenas um reforço com a vacina inativada da poliomielite.
Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde Piranhas realizará o dia “D” de divulgação e mobilização da campanha no dia 8 de junho.
0 Comentários