Equatorial identifica furto de energia em 517 unidades consumidoras de Caiapônia

Registros também foram feitos em outros municípios da região, como Arenópolis e Bom Jardim de Goiás

(Foto: Divulgação/Equatorial)

517 imóveis foram flagrados com energia elétrica furtada no município de Caiapônia durante o ano de 2023. O número foi revelado durante fiscalizações realizadas pela Equatorial Goiás, onde quase 200 mil pontos comerciais e residenciais foram inspecionados ao longo do ano passado.

Conforme previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, utilizar energia elétrica de forma irregular é crime e, por isso, a concessionária notifica os casos às autoridades policiais para que sejam feitas investigações e a responsabilização dos envolvidos.

Além de Caiapônia, outros municípios da região oeste de Goiás, como Arenópolis (79) e Bom Jardim de Goiás (344), também tiveram registro de furto de energia elétrica.

O executivo de Segurança Empresarial da Equatorial Goiás, Johnathan de Jesus, explica que os trabalhos policiais contam com a contribuição da área de segurança empresarial da concessionária. “Fiscalizamos as denúncias e reunimos as informações em uma central de inteligência da distribuidora para entender como os crimes estão sendo praticados. Assim, buscamos formas de evitar que essas ações tão prejudiciais continuem acontecendo”, destaca o executivo.

A distribuidora alerta que o cliente que paga regulamente a conta também sofre com o impacto de ligações clandestinas. O furto prejudica a qualidade do fornecimento de energia nas cidades. Toda a rede elétrica é construída com base em um estudo técnico que analisa a carga suportada pelo sistema. Como a ligação clandestina é feita à revelia da concessionária, essa demanda não é dimensionada e, por isso, pode ocasionar uma sobrecarga, queima de equipamentos e interrupções que afetam todos os clientes. Isso prejudica não apenas aqueles que realizam tais ligações, mas também os consumidores regulares da companhia. “Essa prática ilícita pode resultar em acidentes graves, especialmente quando realizada por pessoas sem a devida capacitação e autorização para intervir na rede elétrica”, afirma o gerente de serviços técnicos e comerciais da Equatorial Goiás, Pabllo Barbosa.

A distribuidora também realiza inspeções periódicas nos medidores de energia dos clientes com o objetivo de assegurar a qualidade da medição. Em caso de suspeita de falha ou alteração no medidor, o equipamento é retirado para avaliação técnica em um laboratório especializado. Nesses casos, o cliente pode acompanhar tanto a retirada do aparelho quanto sua análise laboratorial. 

“É importante destacar que, para além das implicações legais, o furto de energia contribui para a elevação dos custos para todos os clientes. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece, nas tarifas, uma parcela destinada a cobrir as chamadas perdas comerciais, termo técnico que engloba furtos e fraudes no contexto do setor elétrico. Dessa forma, a prática ilegal não apenas afeta individualmente os envolvidos, mas impacta negativamente a comunidade como um todo, refletindo no aumento do valor da conta de luz para todos. Essa conscientização é crucial para desestimular a prática do furto de energia e garantir a integridade do sistema elétrico, bem como a justa distribuição dos custos entre os usuários”, destaca Pabllo.

Os clientes da Equatorial Goiás podem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias na Central de Atendimento da companhia – 0800 062 0196. Não é necessário se identificar.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano, com informações da Equatorial Goiás

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