Prefeito de Piranhas decreta situação de emergência devido à falta de chuvas

Segundo o chefe do Executivo piranhense, estiagem registrada entre os meses de setembro e dezembro impactou diretamente sobre a produção agrícola, causando perdas de produção e outros prejuízos

(Foto: Reprodução)

O prefeito Marco Rogério, o Chicão (Solidariedade), emitiu o Decreto Municipal 227/2023, que declara situação de emergência no município de Piranhas, nas zonas rural e urbana, devido a falta de chuvas. A medida, que entrou em vigor na última segunda-feira (18/12), destaca a preocupação com o baixo índice pluviométrico e as condições climáticas extremas, impactando significativamente a base econômica local, composta pela produção agrícola e pecuária.

No decreto, o prefeito de Piranhas destaca o déficit de chuvas regulares no período compreendido entre os meses de setembro e dezembro que acabou impactando diretamente sobre a produção agrícola, resultando na perda de lavouras já plantadas e no plantio tardio das safras de 2023/2024.

Produtores locais estimam uma queda considerável na produção de soja, milho e outras culturas neste ano e no próximo, o que representa uma ameaça à economia do município de Piranhas. Além disso, previsões de institutos meteorológicos indicam um volume pluviométrico muito abaixo da média dos últimos 10 anos.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários