Censo 2022: é obrigatório receber o recenseador e responder às perguntas da pesquisa

Participação do cidadão é fundamental para identificar problemas sociais e econômicos

(Foto: Reprodução)

A Lei 5.534, de 1968, estabelece que "toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística". A legislação também permite multar quem se recusa a colaborar, penalidade que cabe ao órgão levar adiante.
 
Esta informação se torna relevante devido ao fato de existirem vários relatos de que cidadãos estão se negando a receber os recenseadores que iniciaram, no último dia 1º de agosto, em todo o Brasil, o levantamento de dados do Censo 2022 com o objetivo de traçar um perfil da população, ajudando a identificar problemas sociais e econômicos.
 
Responsáveis por visitar os lares e entrevistar as pessoas, os recenseadores não desistem tão fácil de quem se nega a participar. Em caso de recusa no primeiro contato, a orientação dada é que o agente retorne ao domicílio em outro momento. Se necessário, pode ocorrer até uma terceira tentativa.
 
Em municípios pequenos, costuma-se pedir ajuda dos prefeitos, que podem fazer campanhas pedindo que os habitantes colaborem com os recenseadores. Mas a taxa de recusa costuma ser baixa no Brasil: no Censo 2010 – o último realizado até então –, 1,6% dos domicílios ocupados não responderam à pesquisa e apenas parte desse percentual foi em função de recusas explícitas.
 
Sigilo garantido
 
O principal motivo de receio em participar, segundo o IBGE, é o temor de que as respostas sejam vazadas. Mas o instituto garante o sigilo dos dados. Nenhuma informação é repassada para a Receita Federal ou para qualquer outra entidade. O único objetivo do questionário é produzir estatísticas que possam contribuir com a elaboração de políticas públicas.
 
Como confirmar que a pessoa na minha porta é o recenseador?

(Foto: Reprodução)

Obrigatoriamente, os recenseadores precisam estar sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).
 
É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

Por Jotta Oliveira - do Correio Goiano, com informações do GZH Comportamento

Postar um comentário

0 Comentários