Criminosos utilizam dados de processos e perfis falsos para enganar vítimas. Entidade orienta sobre prevenção e disponibiliza canal para orientações
![]() |
(Foto: AP) |
O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Piranhas, Hytalo Henrique Martins Claudino, está alertando a advocacia e a sociedade sobre o golpe do falso advogado, prática que tem se tornado recorrente nos municípios jurisdicionados à subseção, em outras regiões de Goiás e também em diversas partes do país.
De acordo com Hytalo, os criminosos se passam por advogados para induzir as vítimas a realizar transferências bancárias ou fornecer dados sensíveis. A forma mais comum da atuação criminosa inclui a criação de perfis falsos em redes sociais e aplicativos de mensagens.
Diante desse cenário, a OAB reforça a importância de medidas preventivas para proteger tanto advogados quanto clientes. O presidente orienta os profissionais a reforçarem a segurança digital, utilizarem apenas canais oficiais de comunicação e manterem os clientes informados sobre a existência desse tipo de crime.
“Esses criminosos conseguem, de alguma forma, ter acesso a dados do processo e, a partir disso, identificam quem é o advogado responsável. Depois, localizam o perfil dele em redes sociais e passam a usar o nome e a foto para enviar mensagens, se passando pelo profissional”, explicou Hytalo.
Ele também esclareceu que não há necessidade de pagamentos prévios para o recebimento de valores oriundos de decisões judiciais. “Quando o cliente tem dinheiro a receber, não precisa efetuar nenhum pagamento antecipado. Nessas situações, o alvará sai direto no nome do cliente, e basta que ele ou seu advogado vá ao banco para o saque”, ressaltou.
O secretário-geral da Subseção, Wesley Nunes de Oliveira, também destacou a importância de cautela por parte da sociedade. “É essencial que a população desconfie de contatos suspeitos, confirme sempre a identidade do advogado junto à OAB e nunca faça pagamentos sem a devida segurança”, alertou.
Canal de denúncias
Em casos de golpes, advogados ou clientes devem formalizar a denúncia por meio do registro de uma notícia-crime. Esse procedimento pode ser feito online, no site da Polícia Civil, e deve incluir informações como prints das conversas e transações, documentos do processo fraudado e dados do advogado e do cliente.
Para auxiliar possíveis vítimas, a Subseção da OAB em Piranhas disponibilizou um canal de atendimento para esclarecimento de dúvidas e recebimento de denúncias. O contato pode ser feito pelo telefone/WhatsApp (64) 3404-4882.
0 Comentários