Consulta pública da Prefeitura de Piranhas quer saber o que a população espera da conduta dos servidores municipais

Cidadãos podem opinar, de forma online e anônima, sobre atitudes esperadas e comportamentos inaceitáveis de servidores e chefias; iniciativa faz parte do Programa de Compliance Público Municipal e resultará na criação de um código de ética

(Foto: Montagem/Ilustrativa/Correio Goiano)

A Prefeitura de Piranhas abriu uma consulta pública online para ouvir os cidadãos sobre quais condutas devem orientar o trabalho dos servidores públicos municipais. A iniciativa está inserida no processo de elaboração do novo Código de Ética e Conduta Profissional dos Servidores, um dos eixos estratégicos do Programa de Compliance Público Municipal (PCM), recentemente implantado na cidade.

A pesquisa, que pode ser respondida de forma rápida e anônima, está disponível através de um formulário digital, que vem sendo divulgado nas redes sociais. Com linguagem acessível, o questionário permite que o cidadão aponte, em quatro blocos temáticos, as qualidades mais desejadas e os comportamentos a serem evitados tanto por servidores quanto por chefes no serviço público.

A ação é resultado do Decreto Municipal nº 170/2025, publicado em 23 de maio, que oficializou a adesão de Piranhas ao Programa de Compliance Público Municipal – uma iniciativa do Governo de Goiás por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCMGO) e a Federação Goiana de Municípios (FGM). O decreto também institui o Comitê de Compliance Público Municipal (CCPM) e o Escritório de Compliance, órgãos responsáveis pela estruturação e monitoramento do programa localmente.

No formulário, a população é convidada a selecionar três atitudes que considera mais importantes em cada um dos seguintes aspectos:

Conduta do servidor público: o cidadão pode apontar, por exemplo, se considera mais relevante o servidor ser educado, honesto, ágil, imparcial, ou cuidadoso com o dinheiro público.

Comportamentos inaceitáveis: atitudes como aceitar propina, tratar mal a população, criar dificuldades propositalmente ou desperdiçar recursos públicos estão entre as opções.

Postura esperada de chefias: o questionário também busca identificar quais atitudes devem guiar os gestores, como dar bom exemplo, ouvir a equipe, ser justo, tomar decisões éticas e cobrar resultados de forma equilibrada.

Erros a serem evitados por chefes: práticas como perseguição a servidores, corrupção, autoritarismo, “panelinhas” ou omissão diante de problemas são citadas como opções reprováveis.

Segundo a Prefeitura, as respostas serão fundamentais para nortear a construção do Código de Ética e Conduta, que será um instrumento de orientação e padronização das posturas esperadas no serviço público municipal.

A consulta está disponível para todos os moradores e pode ser acessada pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScceFAgDG-ycZRU7sqbNkSj881h7OZkQdThhb9kkBSQIyya8w/viewform.


Por Jotta Oliveira - do Correio Goiano

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