Saúde do município de Piranhas inicia campanha de vacinação contra a gripe; veja grupos prioritários

Imunização está sendo realizada nas unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF)

(Foto: Reprodução)

A campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe) começa nesta segunda-feira (7/04), e a Secretaria Municipal da Saúde de Piranhas está disponibilizando as quatro unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) como pontos de imunização. De acordo com a pasta, serão vacinadas, inicialmente, as pessoas que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Com a chegada da temporada dos vírus respiratórios, a vacinação torna-se essencial para a prevenção da gripe, que pode causar tosse, febre, mal-estar e, em alguns casos, levar a complicações graves.

Nesta primeira etapa da campanha, serão imunizadas pessoas que pertencem aos seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, com idades entre 12 e 21 anos.

As unidades de saúde do município funcionarão como pontos de vacinação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. Todas as unidades atenderão os grupos prioritários, com exceção das crianças, que deverão ser levadas exclusivamente ao ESF 1 (Santa Luzia) e ao ESF 3 (Centro).

Para receber a vacina, é necessário apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina utilizada em 2025 protege contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. A aplicação do imunizante pode ser realizada simultaneamente a outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. A vacina contra a gripe é contraindicada para crianças menores de 6 meses e para pessoas com histórico de anafilaxia grave a doses anteriores da vacina.

 

Editado por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários