Em Piranhas, profissionais da Educação passam por dois dias de capacitação

Evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação teve palestras com temas ligados à formação administrativa e pedagógica

Evento foi realizado no auditório do Sindicato Rural de Piranhas (Foto: Divulgação/Comunicação da Prefeitura de Piranhas)

A Secretaria Municipal de Educação de Piranhas promoveu, nos últimos dias 10 e 11 de janeiro, uma formação administrativa e pedagógica para os servidores ligados à pasta. A capacitação aconteceu no auditório do Sindicato Rural e teve como objetivo oferecer ferramentas e conhecimentos necessários para uma gestão escolar eficiente e para o desenvolvimento de metodologias inovadoras de ensino.

Uma das instrutoras foi Isabel Cristina, que é graduada em Nutrição pela faculdade Anhanguera de Brasília e pós-graduada em Gestão Pública pela Shandler Consultoria e Prestação de Serviços LTDA. Outra que participou da capacitação foi Ana Cristina, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Práticas Sociais do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade Nacional de Brasília (UNB).

As palestras abordaram vários temas, incluindo princípios de gestão escolar, liderança e recursos humanos na gestão administrativa e a aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC ) e das Diretrizes Curriculares do Estado de Goiás (DC-GO) na prática. Também foram discutidas a inovação das metodologias de ensino para o desenvolvimento do aluno protagonista, desenvolvimento de competências socioemocionais do educando e a elaboração de projeto político-pedagógico.

Evento foi realizado no auditório do Sindicato Rural de Piranhas (Foto: Divulgação/Comunicação da Prefeitura de Piranhas)


As palestrantes convidadas ainda apresentaram informações sobre os programas nacionais de Alimentação Escolar (PNAE), de Assistência Técnica Integral (PNATE), Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Livro Didático (PNLD). Além disso, foram expostos detalhes atualizados referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e sistemas de prestação de contas e declarações, como o SIGECON, SIOPE e o SIGPC.

Segundo a secretária municipal de Educação, Solange Duarte Rodrigues, foram dezesseis horas de capacitação durante os dois dias de evento. “A gente espera que possa agregar mais e mais conhecimento para a nossa equipe”, disse.

 

Por Jotta Oliveira – do Correio Goiano

Postar um comentário

0 Comentários