Projeto em tramitação na Alego reconhece Iporá como a capital nacional do muladeiro

Município realiza um dos maiores eventos de muares do mundo. Milhares de pessoas, incluindo diversas comitivas de várias partes do Brasil, participam da tradicional festa

Desfile pelas ruas de Iporá (Foto:Marcelo Mastrobuono/Revista Horse)

O deputado estadual Henrique César (PSC) apresentou o projeto nº 10199/22, no qual propõe fazer com que o município de Iporá se torne a Capital Nacional do Muladeiro. A proposição está em tramitação na Diretoria Parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Segundo o parlamentar, o maior encontro de mulas do mundo se concentra na cidade de Iporá, no Oeste goiano. O legislador anota em sua justificativa que a tradição tem reconhecimento nacional, sendo uma festa famosa que reúne milhares de pessoas anualmente. "Inclusive, esta Casa, no ano de 2015, aprovou o projeto de lei que instituiu o Dia Nacional do Muladeiro - Lei nº 18.761, de 7 de janeiro de 2015”, ressalta.

O texto destaca, ainda, que o encontro é realizado no Parque de Exposição Agropecuário e movimenta cerca de R$ 15 milhões para o município e região, recebendo comitivas de diversos locais para a festa, que oferece atrações culturais como comidas típicas, concursos, leilões, exposição de animais e provas de marcha, laço, apartação e rédea, trazendo também artistas e exposição de muares, que valoriza o turismo e economia da região.

“Os muladeiros realizam o maior desfile de muares do Brasil, pelas ruas da cidade, com mais de 4 mil muladeiros, de maneira saudável, que valoriza os animais. E a população participa na escolha dos mais bonitos, trazendo alegria e diversão para as mais diversas esferas, além de valorizar a cultura goiana”, afirma Henrique César.

Por Jotta Oliveira - do Correio Goiano, com informações da Agencia Assembleia de Notícias

Postar um comentário

0 Comentários